Por Lício Ferreira
O Aeroporto de Salvador está começando a ganhar cara nova com a entrega da primeira fase das obras de melhorias promovidas pela Vinci Airports, a concessionaria que adquiriu o controle do equipamento em recente leilão realizado pela Infraero. Entre as obras realizadas e que indicam um novo estágio do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães destacam-se: readequação da área de ‘check-in’ das companhias aéreas; requalificação da pista principal; e a entrega, após melhorias, da pista auxiliar, reaberta no início deste mês para operações.
“As intervenções físicas começaram em abril deste ano e já estavam previstas no Contrato de Concessão doAeroporto de Salvador”, informa o Diretor-Presidente Julio Ribas que anuncia investimentos globais da ordem de R$700 milhões, sendo que R$600 milhões por força do Contrato de Concessão e mais R$100 milhões, por decisão própria da empresa, para realização de melhorias pontuais.
EXPERTISE
A Vinci Airports é uma das cinco principais empresas globais do setor de aeroportos, que gerencia o desenvolvimento e as operações de 44 aeroportos. Esses equipamentos estão localizados na França, em Portugal (incluindo o hub de Lisboa), no Reino Unido, na Suíça, no Camboja, no Japão, nos Estados Unidos, na República Dominicana, na Costa Rica, no Chile e no Brasil.
Com a presença de mais de 250 companhias aéreas, os aeroportos Vinci registraram, no ano passado um tráfego superior a 180 milhões de passageiros. Em 2017, seu faturamento anual para atividades de gerenciamento atingiu 3,2 bilhões de euros, com um valor consolidado de 1,4 bilhões de euros. O Aeroporto de Salvador espera fechar o ano com a movimentação de 10 milhões de passageiros.
Por meio da sua expertise e do profissionalismo de seus 12 mil funcionários, a concessionaria desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos, aproveitando seu know-how para otimizar a gestão e o desempenho das infraestruturas aeroportuárias existentes, extensões de instalações e novas construções.
CHECK-IN
A área de ‘check-in’ do Aeroporto de Salvador ganhou ‘layout’ novo em linha, substituindo as ‘ilhas de atendimento’ e ampliando o espaço disponível para circulação de passageiros. A obra está dividida em fases, a fim de reduzir impactos nas operações. A primeira fase contempla a substituição da ‘ilha 1’ por 18 balcões lineares, sendo 8 já ocupados pela Azul e mais 10 operados pela GOL. Mais duas ‘ilhas’ serão substituídas, ainda este ano, antes da alta estação. A previsão é de que, até maio de 2019, todas as empresas concluam a migração para os 52 balcões dispostos em linha.
Além da alteração do ‘layout’, será implantado, também, no primeiro semestre de 2019, um total de 30 totens de autoatendimento unificado e um novo sistema de check-in para uso compartilhado pelas companhias aéreas. “As mudanças darão mais agilidade ao processo e possibilitarão a ampliação do atendimento sem a necessidade de acréscimo de equipamentos”, garante Julio Ribas.
PINCIPAL
A pista principal do Aeroporto de Salvador (10/28) entrou em obras de requalificação em setembro passado. O objetivo é a melhoria da infraestrutura e aumento da segurança e conforto das operações. “As intervenções fazem parte das exigências do Contrato de Concessão e a conclusão dos serviços, na pista principal, está prevista para o mês de outubro de 2019”, antecipa do CEO da Vinci Airports.
A pista 10/28 já opera de acordo com as exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). “A requalificação atribuirá mais eficiência e segurança às operações, dentro dos padrões internacionais, e aumentará a vida útil da pista, reduzindo assim a necessidade de serviços de manutenção corretiva e seus impactos”, esclarece.
As obras da pista principal foram divididas em três etapas, com o objetivo de causar menor impacto às atividades do Aeroporto de Salvador. Nas duas primeiras fases, pousos e decolagens ocorrerão normalmente. Não será necessário fazer o fechamento total da pista, apenas parcial.
INTERVENÇÕES
A primeira etapa das intervenções – com duração de quatro meses – deverá ser concluída em janeiro de 2019. “Esta fase contempla recapeamento, melhorias no acostamento e na sinalização horizontal, ajustes na faixa de pista e implantação da área de segurança de fim de pista (RESA). Priorizamos os 900m finais da pista e as obras estão sendo executadas durante o período diurno, das 7h30 às 17h30. Desta forma, os voos internacionais não são afetados por conta da intervenção, uma vez que operações com aeronaves de grande porte acontecem geralmente no período noturno, momento em que a 10/28 estará com sua extensão totalmente disponível”, comenta Julio Ribas.
O Diretor-Presidente da Vinci Airports diz que haverá intervenção também na ‘taxiway A’, uma das pistas destinadas à movimentação das aeronaves, paralela à área de pousos e decolagens. “Já a segunda fase das intervenções físicas será do mês de janeiro até abril de 2019 e concentrada nos 900m iniciais da pista principal, enquanto a terceira fase será entre os meses de maio a agosto de 2019 e concentrará as atividades na parte central da pista”, relata.
SERVIÇOS
Para realizar as obras, as companhias aéreas que operam no Aeroporto foram comunicadas antecipadamente a respeito das intervenções pela Vinci Airports, a fim de mitigar possíveis impactos aos passageiros. Adicionalmente às obras previstas no Contrato de Concessão, também foram realizados serviços de manutenção programada na pista principal.
Foram feitos serviços de remoção de borracha e recuperação asfáltica manutenção do sistema de balizamento e revitalização da sinalização horizontal. Estes serviços acontecem entre as 2h e 6h da manhã, momento em que a pista 10/28 (a principal) está fechada para as operações de pouso e decolagem.
MUDANÇAS
As mudanças fazem parte do cronograma de obras previsto no Contrato de Concessão do Aeroporto em que a VINCI Airports assumiu a gestão das operações no terminal. As obras estão divididas em duas fases (1B e 1C), nos próximos quatro anos. A primeira foi iniciada em abril de 2018 e tem previsão de conclusão em outubro de 2019. A segunda tem conclusão prevista para outubro de 2021.
Esta primeira fase envolve ampliação e modernização do terminal de passageiros existente, mudanças no embarque e desembarque, modernização de banheiros e fraldários, melhorias na sinalização, instalação de novos sistemas de ar condicionado e ventilação, adequação na infraestrutura na área das aeronaves, entre outras melhorias.
AUXILIAR
Após passar por melhorias, a pista auxiliar 17/35 foi reaberta para operações no início deste mês de outubro. As intervenções começaram em abril e estavam previstas no Contrato de Concessão do Aeroporto de Salvador. Entre as melhorias realizadas na pista auxiliar, estão adequação da faixa de pista e faixa preparada da pista de pouso e decolagem; implantação de acostamentos das principais taxiways e da área de segurança de final de pista – conhecida como RESA (Runway End Safety Area) – em ambas as cabeceiras. “Essas mudanças conferem mais segurança às operações”, sintetiza Julio Ribas.
Além de receber aeronaves de pequeno porte, como helicópteros e jatinhos, a pista auxiliar, depois que for concluído o processo de atualização cadastral realizado junto ao Departamento de Controle Aéreo (DECEA) e à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), estará apta a receber aeronaves de maior porte, cuja envergadura pode chegar a 36 m, como o Boeing 737 e o Airbus 320.
Dessa forma, a expectativa é de que voos comerciais que atualmente operam apenas na pista principal do Aeroporto de Salvador possam também pousar e decolar na pista auxiliar (17/35). “Isso vai garantir um tráfego mais fluido de aeronaves e a manutenção dos voos nas etapas em que houver intervenções na pista principal”, comemora o gestor.
MODERNIZAÇÃO
As mudanças fazem parte do cronograma de obras previsto no Contrato de Concessão do Aeroporto. As obras estão divididas em duas fases (1B e 1C), nos próximos quatro anos. A primeira foi iniciada em abril de 2018 e tem previsão de conclusão em outubro de 2019. A segunda tem conclusão prevista para outubro de 2021.
Esta primeira fase de obras envolve ampliação e modernização do terminal de passageiros existente; mudanças no embarque e desembarque; modernização de banheiros e fraldários; melhorias na sinalização; instalação de novos sistemas de ar condicionado e ventilação; adequação na infraestrutura na área das aeronaves, entre outras melhorias.
“Participam das obras de requalificação do Aeroporto de Salvador um total de 800 empregados. Quando as obras forem finalizadas em outubro de 2021 esperamos oferecer aos baianos e turistas um equipamento satisfatório e os usuários venham a desfrutar do local com maior conforte e segurança, fazendo dele um ‘point’ de encontro e de visitação da comunidade baiana”, finaliza. Fonte: Tribuna da Bahia.