O aeroporto de Salvador transportou 5,7 milhões de passageiros nos primeiros nove meses de 2018, divulgou hoje a Vinci Airports, concessionária do equipamento desde o início deste ano. Segundo a Vinci, o resultado representa um aumento de 3,6% em relação ao registrado nos primeiros três trimestres de 2017.
Se contabilizado apenas as operações do terceiro tri, o crescimento foi de 3% com dois milhões de viajantes transportados. A concessionária fala em “momento positivo sendo mantido “apesar do contexto político local e da desvalorização do real”. “A queda no tráfego vindo da Argentina, causado pela crise econômica naquele país, também resultou em ajustes de temporada em agosto e setembro”, continua.
Em movimentos comerciais, valor que representa números de pousos e decolagens comerciais, o crescimento é ainda mais consistente. Somente no 3T18, foram 21,8 mil operações, uma variação positiva de 12%. No ano, de janeiro a setembro, são 60 mil voos realizados (+7,3% frente aos primeiros nove meses de 2017).
Levando em consideração dados da Anac, o crescimento no acumulado é de 2,87% frente a 2017, quando o aeroporto de Salvador transportou 5,63 milhões de pessoas. Com os 5,7 milhões de passageiros atuais, o primeiro ano de gestão da Vinci Airports já supera os resultados de 2016 (5,73 milhões de passageiros) – mas ainda fica aquém de 2015, 6,9 milhões.
GLOBALMENTE
Administradora de 44 aeroportos ao redor do mundo, a Vinci alcançou pela primeira vez a marca de 180 milhões de passageiros transportados em 12 meses corridos. No terceiro trimestre de 2018, comparado com o mesmo período do ano passado, o incremento foi de 2,8%. Se excluída a performance do Japão, afetado por eventos climáticos excepcionais, essa taxa bate os 6,1%.Fonte: Panrotas.