Ocupação hoteleira em zonas turísticas baianas fica acima de 80% no feriadão de Finados

Por Eduardo Bastos

Com a chegada do feriadão de Finados, foi intensa a movimentação de turistas nos principais destinos da Bahia, entre esta sexta-feira (2) e domingo (4). As principais localidades turísticas, situadas no Litoral e na Chapada Diamantina, registraram ocupação hoteleira acima de 80%.

No Morro de São Paulo (município de Cairu), assim como na Ilha de Itaparica, pousadas e hotéis estiveram lotados. Eventos musicais contribuíram para atrair visitantes aos dois destinos de sol e praia.  “Todos os hotéis estiveram com 100% de ocupação e a procura foi grande também em localidades como Ponta de Areia, Amoreira e Vera Cruz”, informou a assessora da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio-Ambiente do município de Itaparica, Rosa Marina Moura.

Trancoso, na Costa do Descobrimento, foi um dos destinos da Bahia  mais procurados durante o feriadão. Foto: Marcio Filho/MTUR

Salvador também registrou bom fluxo turístico durante o feriado prolongado. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-BA) projetou ocupação de 90% nos hotéis de Salvador. “Há o interesse despertado pela novela Segundo Sol e fatores como o tempo bom”, afirmou o gerente da ABIH-BA, Luiz Blanc.

De acordo com a Concessionária Litoral Norte (CLN), a circulação de veículos foi grande durante o final de semana. Cerca de 136 mil  utilizaram a BA-099, entre quinta (1) e esta segunda-feira (5).

Boa parcela deste fluxo de veículos se destinou à Praia do Forte, onde a perspectiva foi de alcançar a média de 85% de ocupação nos meios de hospedagem. Mas hotéis, como o Porto Zarpa, tiveram todas as reservas confirmadas. “Não tivemos mais disponibilidades para este feriado, nossos 35 apartamentos foram reservados”, informou a recepcionista Priscila Conceição.

Nos destinos da Chapada Diamantina a maior procura por hospedagem foi verificada em Lençóis, com 95%, segundo o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Contur), Anselmo Macedo.

Em cidades como Mucugê, Palmeiras/Vale do Capão, Andaraí e Ibicoara a ocupação ficou em torno de 80%. “Só não foi maior porque teremos outro feriadão no dia 15, o que divide um pouco o fluxo de visitantes”, avaliou Dioclides Lopes Araújo, vice-presidente da Associação Geoparque Serra do Sincorá.

Situação igual vive Porto Seguro, na Costa do Descobrimento,  onde o secretário municipal do Turismo, Richard Alves, previu uma ocupação hoteleira superior a 80%. “São três feriados próximos, este de  Finados e os de 12 de outubro e de 15 de novembro,  e ainda assim 80% é um patamar muito bom”, avalia.

“Temos registrado ocupação hoteleira crescente nos feriadões e ampliação na oferta de voos, o que indica excelente perspectiva para a alta temporada”, afirmou o secretário do Turismo da  Bahia, José Alves. “Os novos investimentos também estão chegando o que remete para a bem-vinda expansão do setor”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *