Valorização do chocolate gourmet fortalece economia turística

Por Lenilde Pacheco

A Bahia foi representada por empresas produtoras de cacau e chocolate gourmet, do dia 30 de outubro a 4 de novembro, na 24ª edição do Salon du Chocolat, em Paris. O evento proporcionou uma imersão no mercado europeu, participação em reuniões com importadores, workshops com chocolatiers e visitas a laboratórios e lojas conceito.

Estande Origem Brasil no Salon du Chocolat, em Paris. Foto: Divulgação

Considerado um dos mais importantes eventos internacionais para o setor de chocolates refinados, o Salon inclui seminários, conferências e ações de degustação. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e de Investimentos (Apex-Brasil) registrou a participação de 17 empresas da Bahia, estado que retomou fortemente a produção de cacau.  Em 2017, alcançou a produção de 83,9 mil toneladas.

Os produtores baianos estavam reunidos no estande institucional da Cacau do Brasil e também no estande empresarial Origem Brasil. Além destes, a Mendoá Cacau tem estande próprio. A Secretaria do Turismo da Bahia apoiou o estande institucional com o objetivo de fortalecer a presença do chocolate gourmet no mercado internacional, produto turístico que fortalece a economia do Estado.

“A Estrada do Chocolate (Ilhéus-Uruçuca) – primeira estrada temática da Bahia – é um roteiro que reúne antigas fazendas de cacau e valoriza o importante patrimônio natural da região”, afirma o secretário do Turismo da Bahia, José Alves. “O visitante tem oportunidade de conhecer das plantações à produção do chocolate, numa vivência única, valorizada por diferenciais como história, gastronomia e literatura, dentre outros”.

 

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