Bando de Teatro Olodum e Lazzo abrem Novembro Negro no TCA, em Salvador

Nesta quinta-feira (8), às 19h, o Teatro Castro Alves (TCA) será palco da abertura oficial do Novembro Negro, calendário emblemático de mobilizações pelo combate ao racismo e garantia dos direitos da população negra. O evento tem como atração principal o Bando de Teatro Olodum, com participação do cantor Lazzo Matumbi. O espetáculo será antecedido por intervenções artísticas no foyer do TCA. Ingressos podem ser adquiridos pelo preço popular de R$1 (inteira) e 0,50 (meia).

O cantor e compositor Lazzo Matumbi é uma das atrações da noite de hoje, 8, no Teatro Castro Alves. Foto: Kleidir Costa/Sepromi

 

Ao longo do mês o Governo do Estado, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e demais órgãos estatuais, realiza e apoia diversas atividades, tendo como ponto alto o 20 de novembro, instituído como Dia Nacional da Consciência Negra. A programação do mês, que pode ser acessada no site da Sepromi (www.sepromi.ba.gov.br), inclui seminários, eventos culturais, rodas de diálogo, campanhas, dentre outras ações.

A instituição do dia 20 de novembro – O dia 20 de novembro foi instituído como o “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra” em alusão ao líder negro Zumbi dos Palmares, falecido neste mesmo dia, em 1695. A medida tem como base legal a Lei Federal 12.519/11, em atendimento à demanda histórica do movimento negro no Brasil, que elegeu a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no país. Zumbi liderou o Quilombo dos Palmares (União dos Palmares, Alagoas), comunidade formada por escravos fugitivos das fazendas no Brasil colonial. O quilombo também foi palco da luta pela liberdade de culto religioso e prática da cultura africana.

3 comentários sobre “Bando de Teatro Olodum e Lazzo abrem Novembro Negro no TCA, em Salvador

  1. I’ve been surfing on-line more than three hours these days, but I never discovered any interesting article like yours. It’s pretty price enough for me. In my opinion, if all site owners and bloggers made excellent content as you did, the internet will be a lot more useful than ever before. “Where facts are few, experts are many.” by Donald R. Gannon.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *