Bairro do Rio Vermelho, em Salvador, lança marca

Por Nelson Rocha

Requalificado e revitalizado, o bairro do Rio Vermelho, em Salvador, é famoso por vários motivos. Antiga colônia de pescadores, o local foi por muitos anos o endereço residencial do escritor Jorge Amado, cuja casa, situada à Rua Alagoinhas, 33, continua a atrair turistas de todo o mundo.

É também onde se come o acarajé da Dinha, Regina e Cyra,  baianas que fizeram fama com seus tabuleiros sempre cheios de quitutes saborosos. No Rio Vermelho acontece a tradicional Festa de Iemanjá, a Rainha do Mar, no dia 2 de Fevereiro, e a juventude se encontra na balada desfrutando de inúmeras opções de lazer, arte e cultura.

 

 

Por tudo isto e muito mais, empresários, moradores e admiradores criaram o Movimento “RV Amado”, identificado por uma marca (foto) feita para quem vive, empreende e ama a comunidade local.

“É um projeto vanguardista”, enfatiza o empresário Silvio Pessoa, um dos mais atuantes do bairro, morador e também presidente da Federação Baiana de Hospedagem (Febha).  “Não existe nada parecido no Brasil, sobre uma comunidade lançar uma marca lugar, calcada nos pilares da sustentabilidade, cultura e diversidade, criada para divulgar a nossa unidade autônoma de Salvador. Aqui todo mundo tem sentimento de pertencimento, ou seja, nós amamos o Rio Vermelho”, diz em nome dos empreendedores, moradores e admiradores do bairro mais boêmio da primeira capital do Brasil.

A estátua de Jorge Amado, com a escritora Zélia Gatai e Fadul, o cão de estimação do casal, é uma das atrações preferidas dos turistas no Rio Vermelho. Foto: Nelson Rocha/Portal Turismo Total 

 

Com o apoio do Sebrae e da agência de publicidade Dendê Brands, especialista em marcas, foram realizadas mais de duas mil entrevistas com comerciantes, habitantes e visitantes, sobre o que achavam do bairro. O resultado foi a criação de um novo conceito para o bairro, cheio de charme, história e opções artísticas, gastronômicas e culturais.

“O bairro está criando a sua identidade própria de bairro conceito, completamente diferenciado dos demais bairros, porque aqui tem a questão da diversidade, que outros bairros não têm. Aqui você tem cultura, gastronomia, moda, toda essa diversidade que o diferencia dos outros bairros e, por conta disso, a marca RV Amado mostra exatamente essa diferenciação”, comenta o jornalista Gorgonio Loureiro, outro habitante amante do local, ideal para caminhadas à beira mar, prosas regadas a bons drinques e, quando a noite cai, perfeito para a diversão. Que o diga o autor deste texto, também outro entusiasta morador do Rio Vermelho amado por todos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *