Lisboa teve o sétimo maior aumento de passageiros dos aeroportos europeus

O Aeroporto de Lisboa, sobre o qual praticamente só se comenta que está esgotado, ao ponto de alguns dirigentes do turismo argumentarem ser essa a causa da queda de dormidas na hotelaria da capital, alcançou, no entanto, o sétimo maior aumento de passageiros entre os 237 maiores aeroportos da Europa, nos primeiros nove meses deste ano, de acordo com os dados publicados pelo Airports Council International (ACI).

Aeroporto de Lisboa registrou mais 2,07 milhões de passageiros que nos primeiros nove meses de 2017. Foto: Divulgação.

A informação indica que maiores aumentos do que em Lisboa só ocorreram em Frankfurt, com mais 4,1 milhões (+8,4%), Moscovo Sheremetyevo, com mais 4,08 milhões (+13,5%), Istambul Ataturk, com mais 3,93 milhões (+8,2%), Madrid Barajas, com mais 3,3 milhões (+8,3%), Moscovo Vnukovo, com mais 2,6 milhões (+18,8%), e Istambul Sabiha Gokçen, com mais 2,46 milhões (+10,5%), enquanto em Lisboa o aumento foi de 2,07 milhões (+10,3%).

Este aumento, no entanto, foi em grande medida conseguido nos primeiros meses do ano, pois entretanto o crescimento abrandou, nomeadamente no terceiro trimestre, em que Lisboa teve apenas o vigésimo maior aumento de passageiros da Europa, com mais cerca de 521 mil (+6,5%), embora em Setembro até se tenha entrado para o Top5 de crescimento dos maiores aeroportos europeus.

A questão é que não foi só em Lisboa que abrandou o crescimento do movimento de passageiros, como o mostram os dados do ACI, que indicam que no conjunto dos primeiros nove meses do ano o aumento médio foi de 5,8%, mas no terceiro trimestre ficou em 5%, com 4,8% em Julho, 5,1% em Agosto e 5% em Setembro.

O director-geral do ACI Europa, Olivier Jankovec, comentou que estes dados mostram que nos meses de ‘pico’ de tráfego do verão, o crescimento manteve-se “robusto” em diminuição.

A sua análise é que isso deve-se a “questões” de capacidade aeroportuária, greves, subida do preço dos combustíveis e consolidação do setor da aviação, fatores que dizem “estão a pôr travões a mais ganhos”, diz uma declaração de Olivier Jankovec citada no comunicado da Associação sobre o tráfego em Setembro, na qual acrescenta que nos mesmo sentido concorrem as taxas sobre a aviação e o abrandamento econômico.

Olivier Jankovec avança na mesma declaração que a recente evolução das negociações sobre o Brexit e a garantia de que serão adaptadas medidas para preservar as ligações aéreas após Março de 2019 são um “alívio” e que os consumidores podem agora confiar que serão respeitadas as reservas que façam para o próximo ano.

O executivo, porém, deixa o aviso que a UE “deixou claro” que as medidas de contingência vigorarão apenas até Dezembro de 2019, pelo que fica “um grande ponto de interrogação” quanto ao que acontecerá a partir dessa data. Fonte: Presstur.

2 comentários sobre “Lisboa teve o sétimo maior aumento de passageiros dos aeroportos europeus

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *