Da Redação
O secretário de Turismo e Cultura de Salvador, Cláudio Tinoco, apresentou nesta quarta, 21/11, na reunião da Câmara Empresarial de Turismo (CET) da Fecomércio-BA, as ações de promoção turística da capital baiana que estão sendo capitaneadas pela Prefeitura, a convite do coordenador da CET, José Manoel Garrido. Na oportunidade, Tinoco declarou ao Portal Turismo Total que, devido ao trabalho que o município vem fazendo principalmente ao longo dos últimos dois anos, “o verão de Salvador será o melhor de todos os tempos”.
O titular da pasta do Turismo e da Cultura da capital baiana adiantou que “a gente vai ter um volume de turistas muito grande na cidade, todo o setor envolvido e a economia da cidade vai estar sendo beneficiada. Empregos temporários serão criados, alguns fixos inclusive e, nesse período, a abertura de novos hotéis na cidade, como o Fasano, que é um marco também muito significativo para a hotelaria, em virtude das características do equipamento”.
Marketing digital
O investimento no Marketing Digital foi o centro das atenções no encontro. “A falta de promoção dos atrativos da capital era uma queixa recorrente do trade turístico. Diante disso, traçamos uma estratégia de marketing digital, contratamos uma agência especializada para trabalhar de forma profissional e muito dinâmica o destino Salvador na internet”, destacou Tinoco.
Como parte desse projeto, foi criado novo site oficial da cidade, o www.salvadordabahia.com e as redes sociais Facebook, Instagram e Twitter. Outra importante iniciativa citada por Claudio Tinoco foi o canal do Youtube – youtube.com/salvador.
“Em poucos meses já computamos mais de 20 mil curtidas na fanpage do Facebook e o Instagram, criado em junho, já tem cerca de 6 mil seguidores”, informou, acrescentando ter como meta incluir Salvador no mesmo patamar dos destinos referência no uso de plataformas de promoção digital no mundo, a exemplo de Singapura, Londres e Portugal.
“Hoje o investimento da prefeitura é de R$ 5 milhões por ano no marketing digital. Salvador é o primeiro destino turístico do Brasil que se iguala a destinos mundiais e está muito próximo a gente superar inclusive o desempenho desses destinos que lançaram em plataformas digitais a promoção turística”, enfatizou.
A web série Cozinha Raiz, lançada em outubro com o viés do turismo gastronômico, foi também uma das ações apresentadas, cujos dois primeiros episódios alcançaram mais de 1 milhão e 600 mil visualizações.
Completando o composto de meios digitais, o website de Salvador foi reformulado para aglutinar um rol de 200 experiências sugeridas aos turistas. “Seguindo uma tendência atual, saímos do conceito de destinos para o de experiências nas indicações aos internautas. Também estamos monitorando as resenhas dos turistas sobre a cidade em portais, como o Trip Advisor, por meio do POP (Programa de Otimização de Performance), desde janeiro”, disse.
Novos equipamentos – Quanto à melhoria da infraestrutura, Tinoco citou as obras de requalificação do Aeroporto de Salvador e a construção do novo Centro de Convenções, na Boca do Rio. “Somente no Centro Antigo, são previstos investimentos da ordem de R$ 200 milhões até 2020”, afirmou aos empresários do turismo, destacando os projetos do Museu da Musica Brasileira de Salvador e do Museu da História de Salvador e Arquivo Público Municipal, ambos situados na região do bairro do Comércio, região central da primeira capital do Brasil.