Por Felipe Abílio
A Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo reuniu o trade para a 4ª Convenção Aviesp no Hot Beach Resort, em Olímpia. Fernando Santos, presidente da entidade, começou a cerimônia de abertura na noite desse domingo (25), agradecendo a presença do trade em clima de despedida, já que amanhã será anunciado o novo presidente da Aviesp.
“Já estamos no apagar das luzes, encerrando a convenção, nosso último evento do ano já começamos o processo de transição para que seja da forma mais tranquila possível”, disse Fernando.
O empresário também falou com entusiasmo sobre os painéis desta segunda-feira (26). “Começamos com um nível bem alto e o pessoal está com a expectativa que mantenha esse nível, principalmente na parte da tarde que falaremos mais de negócios”.
Julian Luengo, gerente nacional da Bedsonline, patrocinadora oficial do evento, começou a noite de palestras explicando um pouco como a empresa tem atuado no mercado.
“Temos 210 escritórios e somos exclusivos para negócios com agentes de viagem. E qual o motivo que é importante estarmos aqui? Cerca de 25% do nosso faturamento vem do interior de São Paulo”, disse ela.
Bruno Aracaty continuou os painéis com uma palestra de motivação sobre Startup Thinking. O empresário, que é um dos idealizadores do Colab, um aplicativo que tem a proposta de servir como ponte entre cidadãos e as prefeituras, orientou o trade sobre as diferenças de uma empresa do mercado formal e uma startup.
“Quando eu trabalhava em banco, acordava, colocava a mão no pescoço e torcia para estar doente para não trabalhar, foi quando resolvi largar tudo e entrei na minha primeira startup. São empresas que estão começando, mas a grande diferença é que o modelo de negócios dela é incerto, ela não sabe necessariamente como vai ganhar dinheiro. Outro ponto é que ela precisa fazer a diferença na vida das pessoas. Quando você monta uma, você está mirando a longo prazo, diferente do mundo corporativo onde um joga a decisão para o outro”, disse ele.
Bruno ainda explicou que o empresário que vai se aventurar em uma startup precisa deixar alguns velhos conceitos do mercado de lado para conseguir resultados.
“Para gerenciar uma startup você pode se guiar a partir de um tripé. Autonomia, você precisa que sua equipe tenha empoderamento e autonomia para tomar decisões dentro da empresa. Foco no que realmente importa, não existe tempo para qualquer outra coisa que não seja o seu objetivo. E para finalizar, o data drive, é muito importante que você comece a tomar decisões a partir de uma base de dados do seu empreendimento”. Fonte: Brasilturis.