Considerado um dos mais belos cartões postais da Bahia, a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades (foto), terá o selo Bandeira Azul renovado, no próximo dia 12, pela Foundation for Environmental Education (FEE). Esta será a terceira renovação da honraria que certifica a qualidade das principais praias ao redor do mundo e, no Brasil, dispõe de outras cinco localidades contempladas: Prainha (RJ), Tombo (Guarujá-SP), Governador Celso Ramos (SC) e uma praia fluvial em Florianópolis (SC).
Integrante do território de Salvador, a localidade temas belezas naturais preservadas por força da ação do projeto Baía Viva, além da supervisão da Secretaria da Cidade Sustentável (Secis), que estuda a implantação de um parque natural na região. Outras praias de Salvador estão na mira da FEE e são preparadas pelo município para receber a certificação, a exemplo de Ipitanga, Praia do Flamengo e Stella Maris, que integram o macroprojeto de infraestrutura que está requalificando toda a orla da capital baiana.
“É uma honra para Salvador ter a certificação renovada pelo terceiro ano consecutivo. Isso é mostra de que, aos poucos, estamos progredindo no que se refere à preservação de nossas praias e nossas belezas naturais, e pretendemos manter os mesmos padrões nas outras praias da cidade”, explica o titular da Secis, André Fraga.
Certificado – O Bandeira Azul certifica praias de uso intenso, avaliando questões como segurança, qualidade da água, gestão e educação ambiental. Já foram distribuídos mais de 4.600 selos em todo o planeta, sendo 3.500 somente para praias, além de marinas e embarcações turísticas, sendo dez apenas no Brasil.