Mário Sanches, presidente da Associação das Agências de Viagem e Turismo de Cabo Verde (AAVTCV), considera que Cabo Verde deve apostar na criação de “roteiros e alternativas capazes de acrescentar valor e interesse para que consigamos atrair mais turistas e novos mercados”.
O turismo em Cabo Verde tem de dar um novo passo no caminho da “diversidade e qualidade da oferta”, disse Mário Sanches em entrevista à Agência Lusa.
“Temos de criar roteiros e alternativas capazes de acrescentar valor e interesse para que consigamos atrair mais turistas e novos mercados. Fazer de Cabo Verde um destino diversificado, 10 ilhas, cada ilha um destino”, sublinhou.
Se, por um lado, 2018 foi um ano com mais turistas que o anterior, “também é visível que a esmagadora maioria dos turistas se ficou pelos grandes hotéis, relevando as pousadas, hotéis-apartamentos, pensões, residenciais e aldeamentos turísticos a números quase marginais”.
“Esse é um grande desafio que o país terá de abraçar e ultrapassar: Como construir um turismo tanto mais diversificado quanto inclusivo, onde os ganhos possam ser distribuídos por mais pessoas e que também as comunidades possam obter dividendos com os turistas que escolhem Cabo Verde para férias”.
“O nosso objectivo é construir um nicho, também, para os pequenos operadores”, frisou Mário Sanches.
Fonte: PressTUR com Agência Lusa