O Ministério do Turismo reuniu em uma publicação digital as iniciativas e cases de sucesso do Prêmio Nacional de Turismo, entregue aos vencedores de sete categorias no dia 5 de dezembro, no Rio de Janeiro. O objetivo do documento é dar visibilidade aos 21 projetos selecionados para a finalíssima, entre 242 inscritos nesta primeira edição do prêmio.
A publicação destaca três projetos em cada uma das sete categorias do prêmio, que surgiu para identificar, reconhecer e premiar iniciativas que tenham contribuído com o desenvolvimento do turismo brasileiro nos últimos dois anos. Veja os projetos contemplados: CLIQUE AQUI PARA CONHECER AS INICIATIVAS SELECIONADAS PARA A FINAL
Na categoria Inovação Tecnológica no Turismo foram contemplados Voucher Digital, de Barreirinhas (MA), ganhador do prêmio nesta categoria; Lance Hotéis, de São Paulo; e Smart Tour Brasil, plataforma de Santa Catarina.
Na categoria Marketing e Apoio à Comercialização no Turismo estão listados os projetos do Plano de Desenvolvimento de Passageiros RioGaleão, vencedor do Prêmio Nacional de Turismo; o Bom de Viajar, da rede de hotéis BHG; e e-Marketing Place do Turismo Brasileiro, do Paraná.
Na categoria Monitoramento e Avaliação do Turismo compõem a publicação do MTur as seguintes iniciativas: o vencedor Programa de Otimização de Performance (POP), da Secretaria de Turismo de Salvador; Contribuição do Turismo em Áreas Protegidas para a Economia Brasileira, do ICMBio; e Monitoramento da Reputação dos Destinos da Rota das Emoções, do Sebrae/CE.
Na categoria Qualificação e Formalização no Turismo foram inscritos a iniciativa vencedora do prêmio projeto Verena, do Senac/RN que venceu nesta modalidade; o Programa de Integração com os Municípios, da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro/TurisRio; e Jogo dos Biomas Gastronômicos, do Instituto Federal de Educação (IFB) do Distrito Federal.
Na categoria Turismo de Base Comunitária e Produção Associada ao Turismo estão o projeto Vivejar, operadora de São Paulo e ganhadora do prêmio; Rota do Queijo – Terroir Vertentes, da Associação do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes, de Minas Gerais; e Rota Encantos Rurais de Quilombo, em Santa Catarina.
Na categoria Turismo Social foram selecionadas as iniciativas Acessibilidade como Fator de Inclusão Social no Turismo, da Terra dos Sonhos Empreendimentos Turísticos Hotel Fazenda de Minas Gerais, vencedor do prêmio; Capacitação em Roteiros Inovadores para o Turismo Social, do Sesc; e Inclusão no 46º Festival de Turismo de Gramado, no Rio Grande do Sul.
Na categoria Valorização pelo Patrimônio no Turismo a publicação do MTur traz os projetos Construção da 2ª Etapa do Módulo II do Cais do Sertão Museu Luiz Gonzaga do Porto do Recife, vencedor nesta modalidade; Museu Casa do Carnaval da Bahia; e Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso e Conectividade, do ICMBio.
SOBRE O PRÊMIO
O I Prêmio Nacional do Turismo, iniciativa do Ministério do Turismo, tem por objetivo identificar, reconhecer, premiar e disseminar iniciativas, práticas inovadoras e casos de sucesso relacionados aos setores público e privado e ao terceiro setor do turismo brasileiro. Além de projetos, foram condecorados também profissionais que tenham atuado de maneira criativa, inovadora e proativa em prol do desenvolvimento do turismo no país.
A premiação possui caráter simbólico, sem valor comercial ou financeiro, e é concedida na forma de troféus, entregues aos primeiros colocados de cada modalidade, e certificados, conferidos aos finalistas.
Além das iniciativas, profissionais e líderes do setor foram indicados pelas entidades do Conselho Nacional do Turismo e eleitos por votação popular, por meio da internet. Já as medalhas das menções honrosas foram concedidas a personalidades indicadas pelo ministro do Turismo, Vinicius Lummertz. Os profissionais selecionados para participar da disputa concorreram nas seguintes categorias: Academia, Iniciativa Privada, ONGs, Governo e Imprensa/Mídias Sociais. CLIQUE AQUI PARA CONHECER OS PROFISSIONAIS VENCEDORES.