Por Cleusa Duarte
A Bahia se prepara para achegada de cerca de seis milhões de turistas brasileiros e estrangeiros, nesta temporada de verão. Em Salvador estão previstos a passagem de 3,7 milhões deles. Isso representa uma perspectiva de aumento de visitantes em cerca 8% em relação ao ano passado. Mas sem dúvida, entre as cidades mais procuradas está Salvador, que a partir de hoje já começa a receber seus visitantes.
O secretário de Turismo da Bahia, José Alves observa, que o constante crescimento das taxas de ocupação hoteleira demonstra, que a Bahia terá excelente alta temporada. . “A Setur atuou, para o incremento do fluxo de visitantes nas 13 zonas turísticas. Uma das ênfases deste trabalho foi dada na capacitação de profissionais para bem receber o turista.”
As 13 zonas turísticas da Bahia são : Baía de todos os Santos, Caminhos de Jiqueriçá, Caminhos do Oeste,Caminhos do Sertão, Caminhos do Sudoeste, Chapada Diamantina,, Costa das Baleias, Costa do Cacau, Costa do Dendê, Costa do Descobrimento, Costa dos Coqueiros, Lagos e Canyons do São Francisco e Vale do São Francisco.
Em Salvador está previsto que chegue a cerca de 30% do número de visitantes do Estado, podendo oscilar entre 28% a 33% chegando a cerca de aproximadamente 3,7 milhões de turistas.De acordo com a Ascom da Setur, cerca de $ 6bilhões serão deixados na Bahia durante a chegada destes visitantes, o que vai mexer com a economia do estado.
Para Silvio Pessoa, presidente da Federação Baiana de Hospedagens e Alimentação da Bahia, Salvador é a cidade, que mais deve receber turistas “O carro chefe é este réveillon da virada com muitas atrações gratuitas.”Garante. Mas Sílvio também acrescenta, que a novela global “segundo Sol” que esteve no ar ao longo do ano mostrou muito a capital da Bahia “Foi um excelente marketing gratuito. Isso vai trazer muitos turistas.”
Silvio destaca ainda, que com três meses de antecedência os níveis de ocupação da rede hoteleira já estavam com ocupação de 95%. “Mas é preciso lembrar, que em tempos de Redes sociais, muitos turistas alugam por plataformas, por temporada em casas de família e não temos como computar.” Ele ressalta, que muitos empregos são gerados “o setor de turismo mexe com muitos outros. Os taxistas, vendedores ambulantes, de coco, acarajé, hotéis, bares e restaurantes, entre outros”.
Destino
Os destinos baianos mais procurados são as cidades e regiões litorâneas, como Salvador, Porto Seguro, praias do Litoral Norte, Cairu e Maraú, bem como a Chapada Diamantina.
Para chegar a essa mobilização a setur informa, que aconteceram muitas ações promocionais “como a participação em feiras nacionais e internacionais especializadas no setor, a fim de atrair turistas para o estado. Somam-se a esses esforços outras iniciativas, como ‘Bahia cenário de novela’ e ‘Bahia descobre a Bahia’. Destaca José Alves.
Realizado em parceria com uma agência de viagens, o projeto ‘Bahia cenário de novela’ aconteceu em 10 cidades brasileiras (São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, etc.), com apresentações itinerantes assegurando mais informações sobre atrativos e roteiros de localidades turísticas a exemplo de Salvador, Porto Seguro, Praia do Forte e Lençóis.
A ação promocional ‘Bahia Descobre a Bahia’ investiu na prospecção voltada para o turismo interno, na própria Bahia, com a divulgação de pacotes atrativos para as principais zonas turísticas baianas, com distribuição de materiais impressos e brindes, além da exibição de vídeos promocionais, dentre outras. Estandes foram montados em Salvador – Shopping da Bahia e Mercado do Rio Vermelho – no interior, em eventos nas cidades de Vitória da Conquista, Feira de Santana e Ilhéus.
De acordo com José Alves, os turistas vem da própria Bahia e de estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Já os principais turistas estrangeiros são argentinos, franceses, italianos, chilenos e alemães.
Ações
Muitas ações foram preparadas, para receber os turistas . Um desses exemplos de trabalho é desenvolvido pela Bahiatursa, no porto e aeroporto de Salvador, com baianas tipicamente vestidas. Durante o Carnaval, a Setur realiza o projeto Guias e Monitores para atender aos visitantes em diversos pontos da capital baiana, Praia do Forte, Porto Seguro e Ilhéus.Fonte: Tribuna da Bahia.