A adesão dos brasileiros às plataformas de compra online cresce ano a ano – só no primeiro semestre de 2018 o comércio eletrônico cresceu 12% e faturou R$ 23,6 bilhões no período, segundo o relatório Webshoppers (Ebit/Nielsen).
A mesma tendência acontece no mercado de compra de passagens pela internet – embora o comportamento do consumidor que vai viajar de avião seja diferente de quem busca bilhetes rodoviários.
Enquanto os passageiros do aéreo já entenderam que antecipação é fundamental para garantir boas viagens e descontos atrativos, no mercado rodoviário grande maioria das buscas online são feitas praticamente em cima da hora. Na plataforma BuscaOnibus, que processa mais de 12 milhões de pesquisas por mês, 40% das buscas são por informações sobre trechos, preços e horários para o mesmo dia – enquanto outras 21% são para o dia seguinte.
“Há uma série de fatores que explicam esse comportamento, desde a falta de flutuação no preço das passagens rodoviárias, que evita a antecipação que ocorre no aéreo, até ao hábito do brasileiro comprar a passagem na rodoviária imediatamente antes da viagem”, comenta José Almeida, CEO e fundador do BuscaOnibus.
“Na venda online operada pelos nossos parceiros, o comportamento é semelhante: cerca de 65% das compras online são efetivadas para viagens feitas no mesmo dia ou no seguinte”, afirma o diretor, citando dados de um dos parceiros de venda do BuscaOnibus.
Mudar este perfil de consumo mais imediatista é um dos desafios que o mercado rodoviário enfrenta em época de grande movimento nas estradas, especialmente na semana entre o Natal e o Ano Novo. “Muitos compram assentos que não são da sua preferência e enfrentam muitas filas nos guichês porque deixaram para a última hora. O viajante que se antecipa online, como faz quem vai de avião, evita esses incômodos”, comenta Almeida.
Segundo ele, a tendência é que o viajante de ônibus mude alguns desses hábitos à medida que o mercado vá agregando facilidades online, como o uso dos bilhetes eletrônicos, que dispensam a necessidade de retirar a passagem impressa no guichê da rodoviária – algo que começou a ser implantado em 2018. “A indústria está mobilizada neste sentido, há muitas formas de pesquisar e buscar as melhores condições e benefícios”, destaca. Fonte: Diário do Turismo com agências.