Os dados são da Pesquisa de Emprego do Setor de Turismo no Estado de São Paulo (PESP Turismo), elaborada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.
Segundo a Entidade, no mês, o bom desempenho foi puxado pelos grupos de transportes, com 326 vínculos; alimentação, com 347 vagas; e hospedagem, com 313 empregos – mais especificamente pelas atividades auxiliares dos transportes aéreos (143 vínculos); lanchonetes e restaurantes (293 vagas); e hotéis (307 empregos).
Das sete atividades analisadas, duas sofreram quedas no número total de empregos formais em comparação com outubro do ano passado: comércio direcionado (-2,3%) e cultura e lazer (-0,8%). Por outro lado, os segmentos de agências e operadores (1,3%) e hospedagem (0,9%) apontaram as maiores variações na mesma base de comparação.
A assessoria econômica da Federação acrescenta que os números de outubro são significativamente positivos e bem distribuídos pelos principais grupos empregadores. Assim, esse desempenho fortalece a tendência de recuperação das vagas perdidas após o ápice desse mercado de trabalho no fim de 2014, ainda que esteja longe de tal patamar. Para a Entidade, o bom resultado é decorrente da melhoria recente da confiança dos consumidores e dos empresários, parte essencial no processo.