Por Cleusa Duarte
Salvador é uma fonte inesgotável de atrações e a cada ano se reinventa. Seja com programações governamentais ou pela criatividade soteropolitana e pela própria beleza natural. Faltando cerca de dois meses, para o carnaval os vôos para salvador durante o período já estão com 70% de suas capacidades preenchidas.
Para o Vice presidente da Associação Brasileira de agências de viagens da Bahia (Abav), Jorge Pinto esta procura de turistas por Salvador se dá pela “ampla divulgação espontânea da imprensa, do boca a boca dos turistas, que já visitaram a cidade e pelo trabalho feito, pelos órgãos governamentais ao longo do ano.”
Jorge Pinto destaca, que com a filmagem da novela global Segundo Sol, ao longo do no passado em Salvador o “marketing gratuito aumentou. Aqui temos sempre uma atração a parte. Além da organização do carnaval, da cidade mais limpa, dos órgãos funcionando melhor e até o transporte, os turistas voltam e indicam Salvador.”
A prova desta criatividade está no caiaque elétrico, do DJ Maroca, que funciona sem fins Lucrativos com pagodes e axé, uma espécie de esquenta para o carnaval, alegrando as águas do Farol da Barra durante dias alternados da semana.”Em Salvador não faltam atrações e outra programação que ajudou a trazer os turistas foi o réveillon da Virada. Uma idéia excelente. Um evento muito organizado tanto, quanto o nosso carnaval que melhora a cada ano.”Afirma Jorge Pinto.
O registro de 70% dos vôos preenchidos ainda faltando dois meses para o carnaval também indica, que este ano muitos turistas vão estar na cidade durante o feriado “Essa informação eu posso divulgar para vocês pois entrei em contato com as principais agências operadoras de viagens e aéreas e faltam poucas reservas. Os vôos estão praticamente fechados”, garante Pinto.
De acordo com o secretário de Turismo da Bahia, José Alves, os turistas vem da própria Bahia e de estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Luiz Leão, presidente do sindicado das empresas de turismo (Sindtur) da Bahia, destaca que “houve um período de retração por conta de Salvador não ter um centro de Convenções, mas que já foi superado. Hoje acidade está muito preparada para receber turistas e a previsão é de termos um verão com muitos turistas. Além das atrações, acidade tem belas praias, igrejas , centro histórico e a culinária que muitos turistas desejam conhecer.”
Uma pesquisa realizada pela operador de viagens Schultz detectou recentemente que os brasileiros já têm seus destinos preferidos para o Carnaval de 2019: Salvador e Fortaleza, no Ceará. As duas capitais nordestinas são as mais buscadas pelo público nacional para o feriadão de 2019.
A operadora apontou ainda opções para se divertir nas cidades. Em Salvador, por exemplo, os foliões festejam em três principais circuitos: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico).
Já em Fortaleza, as festividades são centralizadas em três pontos específicos: na Praia de Iracema, com apresentações de Maracatu; na Avenida Domingos Olímpio, com desfile oficial das agremiações carnavalescas; e na Praça do Ferreira, com festas pré-carnavais.
*Fonte: Tribuna da Bahia