As obras do Centro de Convenções de Salvador, na Orla da Boca do Rio, seguem em ritmo acelerado. Parte da fundação já está pronta e a expectativa é que já no final de janeiro seja concluída.
Em março, os serviços avançam na parte estrutural, e a expectativa é que todo o equipamento fique pronto até setembro de 2019. Até agora, 19% da obra já foi concluída. Uma equipe de técnicos e engenheiros trabalha diariamente para cumprir o calendário de obras. No final de dezembro, o prefeito ACM Neto e os secretários visitaram o local para acompanhar o andamento dos trabalhos.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e Superintendência de Obras Pública (Sucop), decidiu assumir a responsabilidade para recuperar o tempo perdido. O engenheiro civil responsável pela fiscalização de campo, Gustavo Muccini, ressalta que as obras seguem o ritmo previsto e estão dentro do cronograma. Segundo ele, o sistema construtivo é similar ao utilizado na construção do Hospital Municipal. “Lá conseguimos antecipar a entrega da obra em três meses. Estamos usando estruturas pré-moldadas, em conjunto com estrutura metálicas e lajes. Esse sistema nos proporciona grande velocidade de execução”, explica.
Com obras já iniciadas em setembro de 2018, a previsão é que o Centro de Convenções de Salvador esteja concluído até outubro deste ano. Com investimento de R$105,2 milhões, o novo empreendimento vai reposicionar a capital baiana entre os mais atrativos polos de turismo de eventos e negócios do Brasil. O antigo equipamento, que era administrado pelo governo do estado, fechou definitivamente há dois anos, após desabamento parcial e abandono, gerando uma perda de R$2 bilhões na área do turismo de eventos e negócios na capital baiana.
Turismo de eventos – O andamento das obras também é comemorado pelo secretário de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco. Ele ressalta que a capital baiana vive um ótimo momento no turismo, mas com enfoque no turista de lazer. “As taxas de ocupação hoteleira mostram isso. No entanto, com a entrega do Centro de Convenções, vamos alavancar um outro nicho, o visitante de evento de congressos e convenções. No final de 2019, com a inauguração do equipamento, Salvador voltará a recepcionar grandes eventos”, destaca.
Tinoco afirma que a gestão comemora a celeridade no andamento das obras. “É uma obra que tem agilidade e qualidade. Há três meses assinamos a ordem de serviço, estamos caminhando a passos largos. Um olho na obra e outro de concessão. As obras ocorrem de forma célere, mas com a qualidade que um equipamento desse exige. Após a obra concluída, teremos um prazo para que a empresa instale os equipamentos e, no final de 2019, estaremos com o Centro de Convenções funcionando”, aposta o secretário.