Por Isabella Tagliapietra
Em 2018, o Uruguai recebeu 3.711.948 visitantes estrangeiros, 5,8% a menos do que no ano anterior. Esse número vem acompanhado de uma queda no número de brasileiros (-7,5%), totalizando 466.673 turistas – ante o recorde de 504.488 em 2017, informou o escritório.
O país sul-americano recebeu em receitas por despesas com serviços de Turismo U$S 2.154.770.925, um decréscimo de 7,7% em relação ao mesmo período de 2017. A despesa per capita foi de US$ 580,5. Vale destacar o saldo positivo entre os gastos pelo turista uruguaio no exterior e a contribuição dos visitantes não residentes no vizinho de quase US$ 1.108 milhões.
A principal renda veio de acomodações, sendo 31,7% da despesa total, com um faturamento de US$ 683.025.296; em segundo alimentação com US$ 566.752.715, significando 26,3%; e terceiro compras com U$S 305.367.935, 14,2% da despesa total.
Mesmo com esses índices abaixo, a ministra de Turismo do Uruguai, Liliam Kechichian, aponta que 2018 foi a segunda melhor temporada para o país. “Faz tempo que nossas temporadas têm sido muito boas e o último ano realmente nos surpreendeu diante do delicado cenário latino-americano”, acrescentou Liliam.
A publicidade tem sido grande aliada para o Turismo uruguaio, tendo como alvo das propagandas os argentinos, brasileiros e chilenos, além de proporcionar oportunidade de descontos aos moradores do interior do país.
*Fonte: Panrotas