A série de relatórios Consumer Travel Insights 2019, realizada pela STR Global, revelou descobertas importantes relacionadas às motivações e ao orçamento dos viajantes, com ênfase nos serviços de agências de viagens on-line (OTAs) e no uso de plataformas de aluguel, como Airbnb e Home Away.
A série de cinco relatórios, compilada pela equipe da Tourism Consumer Insights da STR, examinou cada etapa da jornada do viajante (planejamento, reservas, orçamentos) e como as marcas interagem com ele.
Para o relatório, foi realizada uma pesquisa em outubro do ano passado que utilizou o Painel de Viajantes da STR, comunidade exclusiva composta por aproximadamente 28 mil viajantes de todo o mundo. No total, 2.228 painelistas participaram da pesquisa e foram questionados sobre seu comportamento e experiências em relação às suas férias internacionais mais recentes.
69% dos viajantes afirmam usar sites de avaliações on-line. O Tripadvisor foi um recurso de planejamento particularmente popular, usado por 40% dos entrevistados. No entanto, o boca a boca continua tendo a sua importância, já que 51% dos viajantes usam recomendações pessoais para planejar sua viagem.
Daqueles que reservaram suas férias por meio de uma OTA, 55% usaram o serviço porque ele permite a comparação de várias opções de acomodação. Apenas 29% dos viajantes utilizaram o serviço porque oferecia o melhor negócio.
O custo-benefício influenciou fortemente as decisões de acomodação. Essa descoberta foi especialmente pronunciada entre os viajantes da geração millennial, já que 77% escolheram a acomodação porque oferecia um bom custo-benefício.
41% dos viajantes utilizaram o Airbnb em algum momento, sendo que 92% dos entrevistados afirmam conhecer a plataforma. Tais resultados indicam que a consciência sobre o Airbnb é maior do que a de seu concorrente mais próximo, o Home Away, usado por 9% dos viajantes com 35% dos entrevistados cientes da existência da plataforma.Fonte: Panrotas.