Aeroporto de Salvador transforma tapumes de obra em exposição arte

A partir das 18h do dia 6 de fevereiro (quarta-feira), o Aeroporto de Salvador passa a ser também um local de fruição de arte. É nesta data que tem lançamento a exposição “Arte no Ar” com curadoria do artista plástico Elano Passos. A iniciativa inovadora vai reutilizar os tapumes da obra de modernização do Aeroporto como suporte para pinturas e desenhos inspirados no tema Bahia, assinadas pelo curador e seus convidados, os artistas plásticos Ronald Lago e Alexandre Feliciano.

Resultado de imagem para AEROPORTO DE SALVADOR TRANSFORMA TAPUMES DE OBRA EM EXPOSIÇÃO DE ARTE

A exposição trará para o terminal de passageiros mais de 30 obras na dimensão de 2,20m x 1,10m, feitas em partes de tapumes que seriam descartados. As pinturas estarão espalhadas por diversos ambientes, proporcionando uma pausa no olhar entre as chegadas e partidas. Os painéis serão reposicionados conforme as obras avançarem e novas áreas sejam isoladas para reforma.

Na exposição “Arte no Ar”, a simplicidade e a pureza dos traços em preto e branco de Elano vão se misturar às cores das tintas de outros dois expoentes artistas plásticos baianos, Ronald Lago e Alexandre Feliciano. Sempre com temas referentes à cultura, arquitetura e belezas da Bahia, as obras vão “conversar” diretamente com os 25 mil turistas e baianos que circulam por dia pelo local. “Nossa ideia é criar boa parte das peças ao vivo para que as pessoas participem do momento de criação, interajam com a inspiração dos artistas e se surpreendam com o resultado”, adianta Elano Passos.

Ambiente vivo e dinâmico

O convite a Elano partiu do Aeroporto de Salvador, integrante da rede VINCI Airports. “Queremos fazer deste um ambiente vivo, de vivência de múltiplas experiências”, revela o diretor presidente do Aeroporto de Salvador, Julio Ribas. A intervenção artística também segue o conceito de “sense of place” presente nos 47 aeroportos VINCI espalhados pelo mundo, em que os terminais deixam de ser espaços impessoais para refletir a identidade do lugar a que pertencem.

“O convite do aeroporto chegou até mim como um desafio incrível. O local por si já é muito inspirador. Essa aura especial de encontros e despedidas, envolvida pela mistura de sotaques e a vontade de dizer “sejam bem-vindos” ou “voltem sempre”. Será um prazer fazer esse chamado para que as pessoas parem, observem, e sejam fisgadas pela arte em lugar que, prioritariamente, é apenas de passagem”, comenta Elano Passos. 

Também estão previstas ações para crianças de instituições filantrópicas e escolas públicas da região com os artistas envolvidos no projeto, além de ações de interação com os turistas.

Elano Passos

Artista que se dedica à essência das formas, à pureza dos traços, sem aplicação de cor nem acabamento fiel à realidade, Elano Passos apresenta uma obra que

poderia ser finalizada pela imaginação de cada um por ser de natureza inacabada, por trazer a leveza de um traçado que de tão despretensioso revela a personalidade de um desenhista autêntico na sua forma de traduzir o mundo. A medida exata do pouco que tudo diz. O preto no branco sem ruídos.

Desde que o baiano decidiu mostrar sua arte para o mundo, os acontecimentos confirmaram o potencial de receptividade da sua obra. Nos últimos meses, Elano ilustrou os dois últimos livros do poeta cearense Bráulio Bessa; levou seu atelier para um container com suas obras e assinou a curadoria de intervenções artísticas dentro da Vila EcoSquare; e foi uma das principais atrações do stand da Bahiatursa na ABAV – maior exposição de turismo do país, além de assinar as ilustrações das vinhetas de festas populares da Rede Bahia.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *