Da Redação
O turismo da Bahia está de luto. Morreu nesta segunda-feira, 4, o ex-secretário de Cultura e Turismo do Estado, Paulo Gaudenzi, que estava internado no Hospital Português. Ex-presidente do Salvador Destination, Gaudanzi, tinha 74 anos e se destacou como uma referência no turismo da Bahia, sendo referência para o Brasil.
O governador Rui Costa, por meio do seu perfil oficial no Twitter (@costa_rui), lamentou a morte de Paulo Gaudenzi em mensagem publicada na noite desta segunda-feira (4).
“Perdemos hoje um dos grandes profissionais do turismo da Bahia. Paulo Gaudenzi trabalhou intensamente, por muito anos, divulgando nosso estado nos quatro cantos do mundo. Meu muito obrigado ao ex-secretário de turismo do Estado que tanto se dedicou ao setor. Que Deus conforte o coração de amigos e familiares”, escreveu o governador na rede social.
A Secretaria do Turismo da Bahia manifestou pesar pelo falecimento, ocorrido nesta segunda-feira (04), do ex-secretário estadual da Cultura e Turismo, economista Paulo Gaudenzi. Diz a nota assinada por José Alves, secretário de Turismo do estado, e Benedito Braga, subsecretário:
“Ex-presidente da Bahiatursa, Gaudenzi comandou o Salvador Destination e mais recentemente passou a exercer as funções de vice-presidente de relações institucionais dessa entidade de fomento ao turismo, na capital baiana.
Um dos principais líderes do segmento turístico brasileiro, Paulo Gaudenzi formulou políticas de desenvolvimento do setor, influenciou a expansão de atividades turísticas nos segmentos público e privado e contribuiu para a internacionalização da Bahia. Gaudenzi deixa três filhos, familiares e amigos aos quais a Setur manifesta plena solidariedade pela perda irreparável”.
O superintendente Diogo Medrado, em nome da Bahiatursa, lamentou o falecimento de Paulo Gaudenzi. Ex-presidente da Bahiatursa, ex-secretário de Cultura e Turismo da Bahia e vice-presidente de Relações Institucionais do Salvador Destination.
“Paulo Gaudenzi foi um grande nome para o turismo da Bahia. Um gestor que se dedicou a propagar nossas belezas naturais para o Brasil e o mundo. Estamos todos muito tristes com esta partida”, disse Medrado.
O prefeito de Salvador, ACM Neto, lamentou nesta segunda-feira (4) a morte do ex-secretário e empresário Paulo Gaudenzi. “Referência no Brasil no segmento turístico, Paulo Gaudenzi sempre teve uma relação carinhosa com a minha família, especialmente com meu avô, o senador Antonio Carlos Magalhães”, disse o prefeito.
ACM Neto afirmou também que o trabalho de Paulo Gaudenzi à frente da Bahiatursa contribuiu muito para projetar a Bahia no Brasil e no mundo. “Ele (Paulo Gaudenzi) foi um inovador, sempre dedicado às causas do nosso Estado. Aos familiares e amigos de Paulo Gaudenzi, os meus sentimentos. Que Deus dê forças a todos neste momento de profunda tristeza”.
O empresário e ex-prefeito de Salvador, Mário Kértesz, ao tomar conhecimento da morte de Gaudenzi, lamentou e ressaltou que ele foi “o último secretário de Turismo da Bahia que trabalhou muito bem. Foi da Cultura também, um dos maiores entendidos no ramo e responsável pela reconstrução do Hotel Da Bahia. Lamento a morte precoce desse querido amigo e grande profissional”, disse.
“Nosso mestre se foi. É uma perda incomensurável para o turismo da Bahia”, comentou Roberto Duran, presidente do Salvador Destination.
” Ele era a cabeça pensante do turismo da Bahia. Tinha uma grande experiência e seu conhecimento foi exportado para outros estados. Quando esteve à frente da Bahiatursa foi exemplo para Embratur e outros destinos. Tive a oportunidade de trabalhar com ele, tenho muito orgulho dele ter sido meu professor e meu vice-presidente na ABIH. É uma perda muito grande, irreparável para o turismo da Bahia e do Brasil”, comentou Glicério Lemos, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA).
Paulo Gaudenzi, ao longo da carreira, proferiu mais de 150 conferências e palestras no País e no mundo. Desde 2007, prestava serviço de consultoria para empresas e órgãos dos governos, contribuindo com sua experiência e expertise no setor. Em 2010, foi responsável por realizar o Plano Emergencial de Turismo para Fortaleza. O projeto tinha por finalidade acelerar as possibilidades de eventos na cidade. Além disso, realizar atividades para aumentar a oferta turística da Capital, através de novos roteiros turísticos a serem criados e ofertados pelo receptivo local.
A Fecomércio-Ba, através da Câmara Empresarial do Turismo da Bahia (CET), distribui no final da tarde Nota de Pesar, lamentando o falecimento de Paulo Gaudenzi, considerado “um dos grandes nomes do turismo baiano. Em sua trajetória, o economista e empresário ocupou importantes cargos. Aos familiares e amigos de Gaudenzi, a CET transmite os seus sinceros pêsames”.
A equipe do nosso site e da Revista Turismo Total também lamenta o desaparecimento de Paulo Gaudenzi e externa condolências aos parentes e amigos do executivo, que deixa um legado dos mais importantes para o desenvolvimento do setor. O sepultamento de Paulo Gaudenzi será nesta terça-feira, às 16 horas, no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas, bairro de Salvador.
*Com informações do Metro 1