Por Berna Farias
Tem Rei e Rainha, mas a sala do trono é na rua, onde as Princesas Leopoldina e Isabel também comandam a festa, abençoada por Padrinho e Madrinha. E tem uma outra “corte”: Rei Momo, Pierrô, Arlequim e Colombina, dando o tom de fantasia ao Bloco do Turista, que vai animar a orla de Tambaú levando frevos e marchinhas a quem quiser brincar. Passaporte? Alegria, descontração e pés dispostos a sambar, frevar, pular e fazer muita estrepolia.
O Bloco do Turista, que desfila pela primeira vez no dia 16 de fevereiro deste ano, foi lançado oficialmente no dia 24 de janeiro, em café da manhã no hotel Corais de Tambaú, na capital paraibana, com a presença do diretor de Marketing da ABIH-PB, Gustavo Paulo Neto. Destinado ao trade turístico, a jornalistas com atuação nos diversos segmentos da imprensa no estado, aos visitantes e a todos os amantes de um Carnaval no estilo tradição, predominante em João Pessoa, o bloco foi idealizado e fundado pela jornalista Messina Palmeira e pelo empresário Antonino Pinguim.
A concentração, como informa a jornalista Messina Palmeira, presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET-PB, começa por volta das 16 horas no Busto de Tamandaré, de onde segue arrastando os foliões pela orla da bela praia de Tambaú, e o desfile encerra no centro turístico da PBTur, um dos pontos preferidos pelos visitantes. A festa é livre, sem cordão, aberto a quem chegar. Nesta segunda-feira, dia 11, o bloco, com sua corte, será recepcionado durante o Forró do Turista, evento que acontece toda semana, a partir das 20 horas, na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, em Tambaú.
Folia imperial
Além do viés carnavalesco, o Bloco do Turista traz um lado cultural, recontando uma parte da história do Carnaval desde quando a festa chegou ao Brasil, trazida pelos portugueses, no século XVI, com o nome de Entrudo. Por isso, a agremiação homenageia a Família Imperial brasileira em seu Segundo Reinado. “Dom Pedro II, nosso segundo Imperador, foi um dos primeiros monarcas turistas do mundo. Sempre carregando uma câmera fotográfica (o daguerreótipo, na época), ele conheceu os Estados Unidos, a Europa, grande parte do Oriente Médio e, claro, muitos estados brasileiros, inclusive a Paraíba, onde esteve em 1859, sempre acompanhado da esposa, a Imperatriz Tereza Cristina”, explica a jornalista Messina.
A corte carnavalesca do Bloco do Turista é composta pelo Rei Rogeraldo Campina; a Rainha Nena Martins; a Princesa Isabel, Maria Helena Rangel; a Princesa Leopoldina, Wilma Giuseppe; o Padrinho, Wills Leal; a Madrinha, Elizia Lopes; o Rei Momo, Palhaço Pipi; o Pierrô, Fábio Cardoso; a Colombina, Beth Espínola; e o Arlequim, Chico Freire. O traje é livre: fantasia, roupa floral, tudo vale, só não pode faltar o espírito festivo. O Bloco do Turista tem tudo para se tornar mais um dos grandes eventos pré-carnavalescos da capital paraibana, onde o sol nasce primeiro – e o Carnaval também!