A cidade de Santiago, no Chile, despontou como destino internacional favorito dos brasileiros em 2019 segundo o buscador de viagens Momondo. Houve aumento de 230% na procura por voos para o destino, superando Buenos Aires, a capital argentina, na preferência nacional. De fato, a capital chilena oferece inúmeros atrativos para os turistas, incluindo o câmbio favorável, bairros boêmios – como os famosos Bellavista e Lastarria – atrações históricas e culturais para todos os gostos e boa gastronomia. Organizada e cosmopolita, Santiago tem grande parte das atrações próximas umas das outras, e o melhor: elas podem ser visitadas usando apenas o transporte público, táxi, aplicativos ou mesmo a pé. Confira a seguir os principais motivos para colocar uma viagem para Santiago na sua lista de desejos:
Praticidade – Para visitar o Chile não são necessários passaporte nem vacinas, apenas RG em bom estado e com menos de 10 anos de uso. O país andino fica perto do Brasil (são apenas quatro horas de voo partindo de São Paulo, cinco horas a partir do Rio de Janeiro e sete de Brasília) e conta com diversas opções de companhias aéreas com voos diretos para a capital Santiago, incluindo Aerolíneas Argentinas, Avianca, Azul, Emirates, Gol, Latam e Sky Airline.
Custo benefício – Graças à grande oferta de voos para Santiago, a concorrência entre as companhias aéreas barateia o custo de passagens e aumenta a oferta de promoções. Além disso, em tempos de dólar caro, viajar pela América do Sul é sempre uma alternativa para economizar. Atualmente, um real vale cerca de 180 pesos chilenos*, garantindo maior poder de compra durante a viagem.
Estações de esqui – Santiago é emoldurada pela Cordilheira dos Andes, e fica próxima a diversas estações de ski e snowboard para quem deseja praticar esportes ou brincar na neve. A principal delas é o Valle Nevado, localizada a apenas 1h30 a partir do aeroporto. Durante a temporada de neve, que costuma ir de junho a setembro, a estação recebe milhares de visitantes que fazem passeios no estilo “bate e volta” e viajantes que ficam hospedados no complexo, que conta com três opções de hotéis, apartamentos residenciais, restaurantes, lojas para compra e aluguel de roupas de inverno e equipamentos para esportes, spa e fitness center. Já durante o verão, quando não há neve, o Valle Nevado oferece atrações como trekking, passeios de teleférico e experiências gastronômicas. Tudo isso a 3000 mil metros de altitude e com a vista incomparável da Cordilheira dos Andes.
Vinícolas – Outro atrativo dos arredores de Santiago são as vinícolas, ideais para conhecer de perto o processo de produção de vinhos e, claro, fazer degustações.É possível visitar mais de uma vinícola por dia, pois há opções de pacotes em agências e operadoras com visitas pela manhã e à tarde. Considerado um dos principais produtores de vinhos do Novo Mundo, o Chile oferece rótulos com diferentes variedades de uva.
Gastronomia – O Chile é banhado pelo Oceano Pacífico e tem uma costa com mais de 6.000 km de extensão, o que torna o destino um verdadeiro paraíso para amantes de peixes e frutos do mar (fresquíssimos, diga-se de passagem). E há muito mais para se conhecer na gastronomia local, como o pastel de choclo – espécie de escondidinho recheado com milho – empanadas, asado e prietas, salsichas típicas chilenas servidas com batatas. Na hora do brinde, vale experimentar o pisco sour, drinque chileno à base de aguardente de uva.