Por Nelson Rocha
São Paulo reduziu o ICMS do combustível das aeronaves de 25% para 12%, o que permitirá que cerca de dois mil voos mensais saiam do estado para vários destinos do país nos próximos meses. Isto contribuirá para o aumento do fluxo turístico no território nacional, conforme o consultor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-Ba), Guilherme Dietze, que nesta quarta-feira, 20, participou do painel sobre previsões econômicas para 2019, promovido pela entidade na Casa do Comércio, em Salvador.
“A medida que a inflação está controlada e os juros baixos, as famílias estão começando deixando de consumir o básico e estão voltando a consumir aqueles bens que poderíamos dizer supérfluos”, destaca.
“As viagens e turismo são considerados bens não essenciais. Então acredito que a medida que haja mais poder de compra, geração de emprego, mais segurança e mais crédito, vai permitir o aumento de viagens e aí nos estamos falando do transporte aéreo. Teremos a redução de preços de passagens, também na questão do preço do transporte rodoviário, com a redução dos preços dos combustíveis e hotéis, bares e restaurante vão ter um aumento de consumo. Para o turismo é um bom momento para investir”, enfatizou.
.Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), registrou o aumento de 2,7% da Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em fevereiro, graças a um cenário econômico mais favorável do que em 2018. Participou também do encontro, apresentado pelo Presidente da Fecomércio-Ba Carlos de Souza Andrade, o Chefe da Divisão Econômica da CNC, Fabio Bentes, que fez uma explanação sobre as perspectivas da economia para 2019.