Portugal e África do Sul preparam acordo de cooperação no turismo

Portugal e a África do Sul vão assinar brevemente um acordo de cooperação na área do turismo, disse à agência Lusa a secretária Estado do Turismo português, Ana Mendes Godinho (foto).

O acordo deverá ser assinado “logo a seguir” às eleições legislativas agendadas para 8 de Maio na África do Sul, disse a governante à Lusa, no final de uma missão de dois dias de promoção de Portugal, na Cidade do Cabo.

“Está muitíssimo bem encaminhado, além de que assumi aqui com a minha homóloga que era também um sinal de aproximação política entre dois países que são países de boa esperança, aproveitando precisamente aqui a imagem do Cabo da Boa Esperança”, disse Ana Mendes Godinho.

“Conto que a meio do ano conseguiremos fechar o acordo, aliás porque já ficaram identificados exatamente os temas em que vamos trabalhar”, precisou.

A governante salientou que esta primeira visita à África do Sul resulta de uma aposta que Portugal tem feito na diversificação de mercados e em estar presente nomeadamente em países onde existe “uma comunidade portuguesa tão significativa como é o caso da África do Sul”.

“Portanto, também aproveitar estas ligações históricas para trabalhar e aprofundar as nossas relações nomeadamente aqui institucionais e políticas com o governo da África do Sul e por isso foi fantástico o trabalho que fizemos em conjunto com a ministra e o conjunto de projetos em comum que desenhamos para parcerias”, afirmou.

A governante portuguesa salientou que entre as matérias prioritárias da parte dos dois países, contam-se ações de intercâmbio de alunos para alunos da África do Sul poderem ter ações de formação em gastronomia e enoturimo em Portugal.

Na Cidade do Cabo, Ana Mendes Godinho reuniu-se com a vice-ministra do Turismo da África do Sul, Elizebeth Thabethe, e teve encontros com investidores, a quem apresentou o programa Revive, operadores turísticos e agências de viagens, para promover Portugal como “cada vez mais como um destino que é um bom destino para visitar, investir, viver e também para estudar”.

“Estive também com as comunidades portuguesas, no fundo auscultando […] e agradecendo todo o trabalho que têm feito de divulgação do país e utilizá-los como instrumento de promoção do país envolvendo-os naquilo que tem sido a evolução do turismo em Portugal”, adiantou.

Segundo a governante, “há uma crescente procura dos sul-africanos por Portugal” que considerou ser “um destino claramente emergente” para a África do Sul pós-apartheid.

“Tivemos cerca de 25.000 turistas sul-africanos em Portugal em 2018, um número que tem crescido significativamente nos últimos anos”, frisou Ana Mendes Godinho, acrescentando que nota “que há cada vez mais interesse, nomeadamente um interesse muito associado a esta descoberta que vários mercados estão a ter por Portugal, nomeadamente também muito associado ao facto de termos sido considerados pela segunda vez o melhor destino do mundo, isto também teve aqui uma grande capacidade de divulgação”.

Ana Mendes Godinho referiu que a visita à Cidade do Cabo teve ainda por objectivo fazer um “benchmark” sobre como tem desenvolvido o enoturismo, para identificar boas práticas que têm sido desenvolvidas na África do Sul.

A missão à Cidade do Cabo integrou o Turismo de Portugal, as entidades regionais de turismo em Portugal, a Vini Portugal, a Associação da Rotas dos Vinhos e a Associação dos Municípios dos Vinhos Portugueses.

Depois da Cidade do Cabo, Ana Mendes Godinho faz escala em Maputo para uma visita de dois dias a Moçambique. Fonte: PressTur com Agência Lusa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *