A Anac publicou na noite de ontem (quarta-feira, dia 13) a suspensão das operações com aeronaves de modelo Boeing 737-8 Max no Brasil. A diretor de aeronavegabilidade, que deve ser cumprida imediatamente, será adotada inclusive pelas empresas que suspenderam voluntariamente suas operações, como a Gol.
Após o acidente com a aeronave operada pela Ethiopian Airlines, a Anac manteve contato com a Federal Aviation Administration (FAA), com a fabricante da aeronave e com as empresas que operam o modelo no Brasil, além de acompanhar atentamente as investigações do acidente, o que motivou a decisão divulgada hoje.
A Anac esclareceu também que a Gol – a única a utilizar esse modelo de aeronave no Brasil – já havia suspendido as operações com o Boeing 737-8 Max.
Antes de entrar em operação no Brasil, todo novo modelo de aeronave estrangeiro é avaliado pela equipe de especialistas da Anac. Na avaliação desse modelo, em janeiro de 2018, a Anac identificou diferenças entre os modelos da família Boeing 737 e solicitou treinamento do sistema de aumento de características de manobra (MCAS) para operação do modelo 737-8 Max. A comprovação do treinamento foi exigida para o início das operações com a aeronave no País. Fonte: Panrotas.