Ministro do Turismo defende prioridades para o setor na abertura da WTM

Por Nelson Rocha (Texto e fotos)

Com a presença de autoridades de turismo de várias partes do Brasil e do mundo, foi aberta na manhã desta terça-feira, dia 2, no Expo Center Norte, em São Paulo, a sétima edição da WTM Latin America, principal evento de viagens e turismo da América Latina, que tem como patrono a Bahia. Na oportunidade, o ministro Marcelo Álvaro Antônio, considerou o encontro “uma importante plataforma para mostrar ao mundo esse o novo momento que o Brasil vive, de braços abertos ao investimento do capital estrangeiro, não só desburocratizando os processos, regulamentando, mas também implantando de vez uma economia liberal no nosso país. O turismo entra na agenda estratégica do governo federal de uma vez por todas”, afirmou.

Abertura da  WTM Latin America, principal evento de viagens e turismo da América Latina,ocorreu no final da manhã desta terça-feira, dia 2.

Conforme Marcelo Álvaro, uma luz amarela, e não vermelha, surgiu com a tentativa de derrubar a isenção de vistos para americanos, canadenses, japoneses e australianos no Senado Federal.  “Certamente que com o apoio do trade, com a nossa gestão junto ao presidente e aos senadores, vamos mostrar que esse avanço, perseguido a mais de 15 anos pelo nosso país, não pode retroceder jamais”, declarou o ministro, que também defendeu entusiasticamente a entrada de novas empresas aéreas nos céus do Brasil.

“Nós não temos um transporte de passageiros sobre trilhos eficiente ainda e, portanto, para suprir parte desta deficiência logística, a abertura do capital estrangeiro às aéreas, isto é fundamental para que a gente consiga, de uma vez por todas, aumentar o número de rotas, destinos, sobretudo de empresas operando o espaço aéreo brasileiro. É impossível nós trabalharmos em um país com mais de 200 milhões de habitantes, oito milhões e meio de quilômetros quadrados e apenas quatro empresas operando. Precisamos aumentar esta competitividade e, sobretudo, o foco principal é a redução do custo Brasil, derrubando preços das passagens aéreas e dando melhor condição ao viajante doméstico”, enfatizou.

O ministro (foto) anunciou que está solicitando à Secretaria de Patrimônio da União (SPU), a concessão de “todos os, imóveis que têm alguma vocação turística para a administração do ministério do Turismo.  Também disse que a transformação da Embratur em Agência é “outro ponto fundamental perseguido pelo nosso ministério. Nós sabemos que é um passo que vai, certamente, potencializar, e muito, a divulgação do Brasil no exterior como destino”, pontuou, acrescentando defender também o teto para a alíquota do querosene da aviação de 12% e, por fim, considerou a criação das Áreas Especiais de Interesse Turístico “fundamental para criar ambientes favoráveis à atração de investimentos não só do capital interno, mas também do capital estrangeiro”.

Já o ex-ministro do Turismo e atual Secretário da pasta no governo de São Paulo, Vinícius Lummertz, durante o tempo que ocupou o microfone saudando os participantes da WTM, disse viver o Brasil “um momento de subida do turismo”, mas que é necessário “tirar o estado da frente. Muitas coisas estão sendo feitas nesta direção. Do ano passado para este ano, nós conquistamos o visto eletrônico e agora a isenção de vistos para países importantíssimos como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão. Nós precisamos do apoio de todos para que não haja reversão nisso”.

Lummertz disse que interesses nacionais ficam sempre acima do “mero princípio de reciprocidade. Interesse nacional é a coisa mais importante em todas as relações entre países e suas representações. O nosso interesse é desenvolver o turismo brasileiro, é desenvolver a economia brasileira no turismo e produzir investimentos. Isso se faz com a integração e a interação com outras economias”.

O presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (CNC), Alexandre Sampaio de Abreu, também presente à abertura do evento internacional de turismo, observou que a WTM “abre os trabalhos do relacionamento internacional do Brasil pra o resto do mundo, num momento conjunturalmente muito favorável, que a gente acabou de aprovar a modernização da Lei Geral – do Turismo – com 100 % de capital internacional nas aéreas brasileiras e a liberação dos vistos pra quatro países. Nós estamos indo pra Brasília amanhã, pra manutenção desse processo no Senado e eu acho que o intuito da WTM, pelo menos na atmosfera que a gente percebe aqui, é de muitos negócios, de muito potencial pra ser realizado e há uma expectativa de grande captação de eventos para o Brasil, na área de turismo especificamente”, declarou.

Bahia estado é destaque e patrono da WTM

O estande da Bahia  deve atrair centenas de visitantes ao longo da realização da WTM, que se encerra nesta quinta-feira, dia 4.

Como não poderia deixar de ser, a Bahia faz bonito na WTM como estado patrono do evento. “A gente fica muito honrado, a Bahia tem um grande destaque no turismo, mas ser chancelado pela WTM nos deixa muito orgulhoso. Vamos estar aqui durante os três dias, com estande próprio, baiana do acarajé, fitinhas do Bonfim, prospectando a Bahia pra o mundo inteiro”, declarou ao Portal Turismo Total o secretário de Turismo do estado, Fausto Franco.

Também presente na WTM, o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Claudio Tinôco, disse ter ficado muito feliz com a participação da Bahia no evento. “Nós que acompanhamos a feira nesses últimos três anos, aqui realizamos uma série de articulações, negócios que nós geramos para a capital. Nesta edição, a Bahia está aqui como estado patrono, que traz todos os seus produtos e Salvador não poderia ficar de fora”, relatou Tinôco, que se reuniu em São Paulo com o secretário Fausto Franco, discutindo assuntos importantes relevantes para o crescimento do turismo na capital e interior.

Os secretários Fausto Franco, do Turismo da Bahia, e Claudio Tinôco, da Cultura e Turismo de Salvador, conversaram no final da cerimônia de abertura do evento.

“Nós sempre deixamos muito evidente, que há necessidade de ação integrada entre estado e a capital. Claro que essa ação integrada, ela vai estar sempre pautada exatamente pela convergência de visão e de interesse que o estado e Salvador possam adquirir. Eu fico muito satisfeito com as posturas que o secretário Fausto Franco tem tomado, em menos de três meses que assumiu a secretaria. Por isso mesmo vamos participar de alguns momentos no estande da Bahia, temos uma visão muito apurada da necessidade de integrar os diversos destinos e as diversas zonas turísticas do estado, reconhecendo que Salvador representa 77% da entrada dos turistas, sobretudo dos que usam o aéreo pra poder chegar no nosso estado, por isso mesmo não poderíamos deixar de estar atuando conjuntamente. Estamos aqui juntos pelo turismo de Salvador e da Bahia”, afirmou.

Luciana Leite, diretora da WTM Latin America, foi quem abriu oficialmente o encontro no Expo Center Norte de São Paulo, saudando autoridades, apoiadores e profissionais de turismo de diferentes partes do mundo.  Os agradecimentos especiais foram para os parceiros corporativos, oficiais e à Bahia, estado patrono do evento, pontuando que “a indústria do turismo merece e precisa da projeção da imprensa. Nosso evento consolida-se cada vez mais, pela entrega de conteúdo e pela geração de negócios”, enfatizou. Segundo dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, o setor movimentou U$ 8.8 trilhões em 2018, apresentando um crescimento de 3.9% em relação a 2017, e foi responsável pela geração de um a cada 10 novos empregos no mundo.

A expectativa é que em 2019 o setor cresça 4%, segundo relatório da Organização Mundial do Turismo.

A programação da WTM segue até quinta-feira (4), com diversidade de temas e o prêmio Turismo Responsável. Desde 2016, a WTM apresenta crescimento no número de visitações únicas. Estão presentes cerca de 600 expositores de 50 países. A América Latina está quase toda representada, com exceção da Venezuela e da Bolívia. Há também novos expositores como China, Moscou e Caribe.

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *