Por Vanessa Sampaio
Os ministros do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e da Cidadania, Osmar Terra, reuniram-se nesta sexta-feira (12) em Brumadinho (MG) com o prefeito municipal, Avimar Barcelos, autoridades estaduais e empresários de diversos setores econômicos para mais uma etapa da força-tarefa integrada de reconstrução da região, atingida pelo rompimento da barragem de Córrego do Feijão em 25 de janeiro.
Os ministros estabeleceram a criação de cinco Grupos de Trabalho setorizados, compostos por representantes públicos e privados para somar esforços em torno de projetos comuns. O ministro Marcelo Álvaro Antônio vai liderar o grupo do Desenvolvimento Econômico, onde serão planejadas e executadas as iniciativas para fortalecer o setor de turismo na região. Os demais grupos serão relacionados às áreas de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Financiamento. A primeira reunião do grupo está prevista para maio.
Durante a reunião, o titular do Turismo comemorou ainda a autorização concedida pela MRS Logística, concessionária que administra a linha ferroviária no trecho entre Belo Horizonte e Brumadinho, para a implantação de um trem turístico de passageiros até o Instituto Inhotim. “Vamos delinear esse projeto do trem, mostrar que a cidade está viva e tem forças para se reerguer. O nosso esforço conjunto vai ajudar Brumadinho a vencer essa etapa difícil e Inhotim será fundamental. O turismo é o setor que vai abraçar as dificuldades e devolver o sorriso para a população”, declarou.
Para o ministro Osmar Terra, o turismo será fundamental para a recuperação da região. “É a chave para diversificar os arranjos produtivos locais para que não dependam exclusivamente do setor de mineração”, garantiu. Ele disse que o governo vai mapear programas federais e transformar Brumadinho em projeto piloto de desenvolvimento.
O diretor Comercial e Institucional do Carrefour, Emerson Azenha, anunciou que o grupo está disposto a direcionar as compras para fornecedores locais e produtores rurais da cidade. Já o diretor geral da Fundação Itaú Cultural, Eduardo Saron, afirmou que planeja, em parceria com Inhotim, um calendário de ações culturais que envolvem a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, o Grupo Corpo e cantores nacionais, entre outras atrações. “O objetivo é pensar estrategicamente o turismo cultural com excelência, a partir do que representa Inhotim, um lugar que faz bem para o mundo”, comentou.
Já o diretor-executivo do Instituto Inhotim, Antônio Grassi, destacou que a programação especial se estenderá por seis meses, com pelo menos sete grandes shows no museu, considerado o maior do mundo a céu aberto. “Começa dia 27, com Lenine. E a cada mês teremos um grande show. São iniciativas que põem em destaque a capacidade de Minas para se reconstruir, seus talentos e o nosso vínculo com a comunidade e a região, cada vez mais forte”, detalhou.