As obras de construção do novo aeroporto internacional de Luanda, iniciadas em 2004, poderão estar concluídas entre 2022 e 2023, segundo anunciou o coordenador da Comissão de Gestão da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e de Navegação Aérea (ENANA), Mário Domingues.
Com empreiteiros e financiamento da China, a obra, na comuna de Bom Jesus, no município de Ícolo e Bengo, a 30 quilômetros de Luanda, prevê um aeroporto com capacidade para acolher 15 milhões de passageiros por ano.
“E estamos aqui a falar de um aeroporto que se pretende emblemático aqui para a região de África e que seja um hub nesta região também”, afirmou Mário Domingues.
O coordenador da ENANA indicou que uma equipa técnica de avaliação da obra está a trabalhar e deverá apresentar resultados até finais deste trimestre e referiu que “é com base nos resultados da equipa técnica que será feito um novo programa de obras”.
“Em princípio, há uma previsão de conclusão da obra entre 2022 e 2023”, acrescentou, em declarações à rádio pública angolana, nas quais frisou também que “há recursos financeiros disponíveis, no âmbito da linha de crédito da China”.
As obras de construção do novo aeroporto internacional de Luanda começaram em 2004, com empreiteiros e financiamento da China, mas a sua conclusão está atrasada, tendo recentemente o Governo angolano anunciado a reformulação do projeto.
Em Março passado, o executivo informou que as obras vão ser submetidas a correções de engenharia e funcionalidade, para adequar a estrutura aos padrões de modernidade, inovação e de conforto dos passageiros.
Os vários contratos públicos envolvendo as obras da infra-estrutura e acessibilidades rodoviárias estão avaliados em mais de 5.000 milhões de dólares (cerca de 4.350 milhões de euros). Fonte: Presstur com Agência Lusa.