Bahia promove oficinas para reduzir impacto dos resíduos sólidos na Baía de Todos-os-Santos

Resultado de imagem para baia de todos os santosCom o objetivo de contribuir para a melhoria da capacidade de gestão dos resíduos sólidos em municípios da zona turística Baía de Todos-os-Santos, a Secretaria do Turismo do Estado (Setur-BA) promove oficinas públicas para elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

As atividades começaram em Salinas da Margarida, na segunda-feira (13), e seguem para Nazaré nesta terça (14). No decorrer da semana, oficinas serão realizadas em Cachoeira (quarta, 15), Santo Amaro (quinta, 16) e Simões Filho (sexta, 17).   As aulas são direcionadas também a municípios vizinhos dessas cidades, totalizando 12, que estão inseridos no Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur.

Secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco lembra que o Prodetur tem por objetivo incrementar o turismo náutico-cultural na zona turística Baía de Todos-os-Santos. “Além de obras físicas, o programa também visa ao desenvolvimento do turismo como uma atividade econômica sustentável, de forma a preservar os recursos naturais e gerar empregos formais e renda para a população dos municípios”, explica.

Planejamento integrado – A elaboração dos planos de gestão visa à melhoria da prestação dos serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final  dos resíduos sólidos nesses municípios, conforme disposto na Lei Federal 12.305/2010. Com este objetivo, o Governo do Estado, por meio da Setur, apoia os municípios com a elaboração neste processo.

“A falta de planejamento integrado dos sistemas de resíduos sólidos impacta diretamente na preservação do meio ambiente e urbanização dos municípios com vocação para o turismo, como os que integram a Baía de Todos-os-Santos”, afirma o coordenador-geral do Prodetur Nacional Bahia, Márcio Franco.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *