Licio Ferreira
Os fãs do cantor Luan Santana, que vieram a Salvador participar da gravação do último DVD do ídolo sertanejo, realizado domingo, no Parque de Exposições, acordaram de forma humilhante, do estado de êxtase que experimentaram durante o show que, por unanimidade, foi considerado como “Maravilhoso!”
O drama desses apaixonados pela musica sertaneja começou com o cancelamento de três vôos da Avianca Brasil (sexta, sábado e domingo). Fato que causou sérios transtornos e prejuízos aos passageiros. Muitos tiveram os seus vôos cancelados e não receberam nenhuma informação de quando haveria um novo embarque para São Paulo.
Outros estavam tristes, desolados e humilhados tanto com a Avianca quanto com a CVC e a Grou. A maioria, são jovens que estavam, desde segunda-feira, no Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães esperando embarcar para São Paulo e sem sequer poder despachar a bagagem. Algunstiveram que dormir no chão do terminal de passageiros.
DESESPERO
Pela manhã, encontramos desesperados e sentados no chão, tentando reunir forças para suportar as desditas, Renata Zambuzi e a sobrinha Maria Eduard; Larissa Novais e Tatiana Seminara. Quase, em uníssono, elas disseram: “Desde ás dez horas da noite, de ontem (segunda), que estamos aqui, prontos para viajar. Agora, já são dez horas e quinze minutos desta terça, e ainda não nos falaram nada. Não há nenhuma estimativa de vôo e tem gente que vem sofrendo há 26 horas neste salão de embarque”, relata Renata Zambuzi.
Mais adiante, nos deparamos com Andrea Schendroski, uma dessas pessoas maltratadas no seu direito de consumidora. Ela estava totalmente desanimada, mas resignada. “Chegamos, às nove horas da noite desta segunda e fomos informados de que o nosso vôo estava cancelado. Estou acompanhado pelo meu filho David e por minha sobrinha Karen. São dois menores de idade que, inclusive, passaram muito mal e foram medicados. Quero ser justa, neste momento, e dizer: Fomos muito bem atendidos no posto médico do Aeroporto”.
Andrea Schendroski fez questão, ainda, de relatar que recebeu toda assistência, possível, por parte da Grou, inclusive, no que diz respeito à alimentação e hospedagem.”Soube que a Avianca tem procurado deslocar os seus passageiros para outras companhias aéreas. Espero que também chegue a nossa vez de embarcar e que o vôo, de volta, seja muito mais tranquilo e na paz!”
RESIGNAÇÃO
Este sentimento de resignação não era comungado com outros grupos de passageiros, que se engalfinhava no stand da empresa. Entre eles, os jovens Vanderlan Santiago, Guilherme Luiz, Gabriel Heitor, Josely Maciel, Gabriela Viana e Ambielle Martins; e mais as senhoras Rosineide Regina de Aguiar e Maria Aparecida Viana. “Compramos as nossas passagens junto à CVC. Eles não nos informaram nenhuma vez que haveria nada de especial. Nos mandaram vir ao Aeroporto e tentar a sorte. Eu até brinquei com Gabriela: Vamos viajar ou jogar em algum cassino? (risos), disse Ambrielle.
Porta-voz do grupo de jovem, Gabriel Heitor tentava acalmar os amigos, enquanto relatou. ”Há um descaso total com os passageiros. Desde que compramos e pagamos as nossas passagens eles ficaram nos ‘cozinhando’. Uma tia minha, a partir de São Paulo conseguiu definir novas passagens para nosso vôo que seria às 4h50 da manhã desta terça. Entretanto, como haviam outros passageiros que chegaram antes, eles foram acomodados nos assentos. Nós ficamos para trás. Depois soubemos que o vôo seguiu com 19 lugares em abertos. Sabe qual foi a alegação da empresa: era de que não tinha mais tempo de nos incluir.Só rindo! A gente já estava aqui. Simplesmente não dá para entender, tanto deboche!”.
ALTERNATIVA
Gabriel Heitor tentou uma nova alternativa para retornar para casa, pois tem sérios compromissosa realizar. “Procurei um vôo para o Rio de Janeiro que tinha oito vagas. Mas eles, simplesmente, não fizeram. Estamos em contato desde cedo com um diretor da CVC, de nome Claudemir, para informar por fotos e áudios, que não estamos sendo bem amparados pela Grou. Já procuramos por algum preposto desta empresa, aqui no aeroporto, e não o encontramos em momento algum. A nossa felicidade foi que o show de Luan Santana foi sensacional. Eu trouxe a minha noiva Josely e ela conseguiu dar um forte abraço no cantor, que estava hospedado no Hotel Deville, em Itapuã”.
Dona Rosineide Regina, quase possessa pela maneira deselegante como estava sendo tratada tanto pela Avianca quanto pela CVC e a Grou nos disse. “Compramos as nossas passagens (dela e de Maria Aparecida), no ultimo dia 12, pela CVC. Já na vinda para Salvador o vôo atrasou por uma hora e meia. Ontem (segunda) recebemos a informação da CVC de que o vôo de retorno para Congonhas estava cancelado, mas que nos colocariam em outro avião de outra companhia. Olha que chegamos aqui, por volta da meia-noite. Quando chegamos no balcão e pedimos para falar com algum preposto, ele simplesmente nos pede que aguarde por um minuto. E depois não nos dá nenhum respaldo”.
O voucher oferecido pela companhia aérea para alimentação é de apenas R$25,00. Mas o que é fundamental, como respeito e bom atendimento, ele não oferece, tampouco se preocupa com o bem-estar das pessoas. “Vocês precisavam ver durante a noite de ontem. Tinha pessoas em cadeiras de rodas; mulheres grávidas em pé; outras mulheres com filhos no colo esperando pela viagem por mais de 24 horas. Eu, por exemplo, tenho uma cirurgia marcada para esta quarta-feira 22 e hoje (terça) teria que entregar os exames ao anestesista. Não vai dar. E quem vai ressarcir meus prejuízos?”
EXPLICAÇÃO
No seu escritório o Diretor Presidente da Vince Airports, Julio Ribas tentou explicar como estava a situação de momento. ”A Avianca Brasil tinha 22 vôos para Salvador. Hoje, existe apenas um vôo que sai de Congonhas às 21h40 e retorna dia seguinte às 4h50, desde o inicio deste mês de maio. Não há ajuntamento de passageiros da empresano terminal. Os que adquiriram suas passagens têm sido avisados. Alguns já pediram devolução do dinheiro, enquanto outros conseguem serem reacomodados em outras companhias de aviação. Entretanto, nos dois últimos dias houve o cancelamento de vôos por falta de tripulação.
Julio Ribas reconhece que a questão da Avianca Brasil afeta a curto prazo toda a dinâmica do aeroporto que administra. Valorizou o esforço do Governo do Estado, da Prefeitura de Salvador e de todo o trade turístico. “Existe um conjunto de forças trabalhando firme no sentido de equalizar esta situação”. Ele revelou que com a ausência dos vôos da Avianca Brasil, hoje, o Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães tem uma média de 2.700 decolagens por mês.
Todavia, o que tem deixado os clientes da Avianca Brasil decepcionados, é que a companhia de aviação no seu site diz: “Pensando em você, passageiro freqüente, e na relação próxima que desenvolvemos ao longo do tempo, criamos o AMIGO – nosso programa de fidelização”. Justamente esse ‘Amigo’ nada faz para dar um simples suporte aos adquirentes dos serviços da empresa. Para um país que se diz em ‘vôo de modernização’…a queda dos Direitos do Consumidor – caso não sejam devidamente respeitados, como deveria – estão em queda livre. Fonte: Tribuna da Bahia.