Com um investimento de R$ 839.088,00, estão previstas instalação de dispositivos eletrônicos para mapear o perfil dos visitantes; ocupação criativa de espaços públicos; oficinas de negócios comerciais; orientações sobre captação de recursos; fortalecimento da governança e ações de promoção dos destinos com ações específicas com agentes de viagens, jornalistas, blogueiros e youturbers; jornada de negócios; e produção de banco de imagens.
Os critérios para a escolha das cidades foram: estar no Mapa do Turismo Brasileiro, ter pelo menos um destino comercializado internacionalmente e ter destinos já promovidos pelo Ministério do Turismo. Para o secretário de Turismo, Dorval Uliana, as ações contidas no programa, em parceria com o Sebrae, vão qualificar ainda mais o Espírito Santo.
“Além de promover, por meio de ações específicas com imprensa e influenciadores, o programa capacitará e estimulará a população local a investir e fortalecer os negócios locais para tornar o setor ainda mais qualificado e competitivo”, disse.
O público alvo do programa são os pequenos negócios já formalizados e interessados em empreender, bem como as prefeituras, entidades de representação e apoio empresarial, agências de desenvolvimento e instâncias de governança regional. O programa, que será executado até fevereiro de 2020, é uma ação do Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae Nacional.
“O governo vai fazer um grande investimento no turismo e incluir o Espírito Santo, na rota internacional de viagens. Um novo fluxo turístico no Estado requer profissionalização e o Sebrae está preparado para capacitar o microempreendedor individual, o pequeno negócio, a gestão de programas públicos inovadores. Nosso objetivo é integrar a força do empreendedor às políticas públicas que geram mais emprego e desenvolvimento”, afirma Pedro Rigo, superintendente do Sebrae/ES, antecipando o que vai acontecer no Espírito Santo nos próximo anos. Fonte: mercado&eventos