Visto americano: como tirar

Brasileiros precisam do visto americano para viajar para os Estados Unidos. Veja abaixo o passo a passo de como tirar o visto de não imigrante, que inclui os vistos de turismo, estudante e de negócios:

1) Preencher o formulário

Preencha, em inglês, o formulário de solicitação de visto DS-160 (disponível no link: https://ceac.state.gov/genniv/).

Dica 1: Ao colocar o cursor em cima da pergunta, aparece a tradução em português.

Dica 2: ao fim de cada pagina, salve o que já tiver sido feito e guarde o número do “Application ID”, que será necessário caso precise entrar novamente no formulário. Ao terminar o processo, imprima a página de confirmação.

2) Agendar a entrevista

Depois que preencher o formulário, é preciso agendar a(s) entrevista(s). Para isso, crie uma conta de usuário no site https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv, insira o número de confirmação DS-160 para cada pessoa solicitando o visto e siga os passos para o agendamento. Também é possível fazer o agendamento por telefone. Veja os números neste link: https://ais.usvisa-info.com/pt-BR/niv/information/contact_us

No meio do processo será preciso pagar a taxa de solicitação do visto (US$ 160, no caso dos vistos de turismo e negócios). O pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou por boleto bancário. Confira mais informações sobre as taxas neste link: https://br.usembassy.gov/pt/vistos/turismo-e-visitante/fees-portuguese/

Há casos em que é necessário ir ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e ao Consulado, e outros — como nas renovações — em que só é preciso ir ao CASV. O próprio sistema irá informar sobre isso. No caso de ter que fazer as duas entrevistas, agende a ida ao CASV antes da ida ao Consulado.

Segundo um decreto emitido pelo governo Donald Trump em 27 de janeiro de 2017, todos os solicitantes de visto deverão passar pela entrevista no Consulado, com exceção de:

  1. Pessoas com menos de 14 anos e mais de 79 anos
  2. Solicitantes de vistos diplomáticos e funcionários de governos estrangeiros e organizações internacionais (categorias de visto A-1, A-2, G-1, G-2, G-3, G-4, OTAN-1 a -6, C-2 e C-3)
  3. Solicitantes que anteriormente tinham um visto na mesma categoria e que expirou menos de 12 meses antes do novo pedido

3) Ir ao CASV

No dia agendado, vá ao CASV com a confirmação do formulário 160 (documento com código de barras), o passaporte e o comprovante de pagamento da taxa. Lá, serão recolhidas as impressões digitais e será tirada uma foto.

Dica: não é permitido entrar com bolsas ou mochilas no recinto, e não há local para guardar esses pertences dentro do centro. Quem estiver com eles precisa deixá-los no carro ou em guarda-volumes privados, que costumam cobrar caro pelo serviço.

4) Ir ao Consulado

No dia da entrevista, é preciso ir ao Consulado ou à Embaixada, levando o passaporte e a página de confirmação do formulário DS-160.

Dica: Vale levar também documentos que mostrem vínculos com o Brasil e que comprovem que o solicitante pretende deixar os EUA depois da visita. Não há uma lista oficial de documentos desse tipo, mas alguns exemplos são: carteira de trabalho, declaração de imposto de renda, holerite, certidão de casamento, extratos bancários, passaportes anteriores, documentos de veículos, escrituras, cartas de empregadores ou instituições que estejam convidando para a viagem.

5) Esperar o visto

O solicitante receberá o visto em até dez dias úteis após a entrevista. Para checar o status da solicitação acesse este link: https://ceac.state.gov/CEACStatTracker/Status.aspx?eQs=WwjqOlbeRYzCYubaSQI+RA==

Fonte: G1

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *