Vila Galé deverá ocupar e recuperar o Palácio Rio Branco em Salvador

O secretário do Turismo da Bahia, Fausto Franco, anunciou hoje que deverá ser o Grupo Vila Galé a reabilitar o Palácio Rio Branco (foto), que foi a primeira sede do governo do Brasil, em 1549, no âmbito da implementação do programa do governo português Revive naquele estado brasileiro.

Foto: Rita Barreto/Bahiatursa

Foto: Rita Barreto/Bahiatursa

 

Ao abrigo do protocolo com o Estado português assinado em Lisboa, a Bahia vai iniciar a recuperação, preservação e rentabilização de patrimônio público devoluto, com valor patrimonial, cultural e histórico, grande parte dele de origem portuguesa.

O primeiro edifício a ser intervencionado ao abrigo do programa Revive no estado brasileiro será o Palácio Rio Branco e, segundo Fausto Franco, “a ideia é que o Grupo Vila Galé faça algo lá”.

O governante, que ficou conhecido nomeadamente pela gestão de marca e carreira da banda Chiclete com Banana durante 16 anos, falava no final da assinatura do protocolo com a secretaria de Estado do Turismo de Portugal e referiu que o processo de adjudicação está ainda em fase de conclusão.

Apesar de terem sido identificados mil edifícios devolutos na Bahia, Fausto Franco considerou razoável iniciar este projeto com “20, 30 imóveis, porque o estado também não tem dinheiro”, sendo por isso a opção fazê-lo através de “parcerias com o [sector] privado”.

Fausto Franco disse ainda que a ideia é seguir o exemplo português.

“Se deu certo aqui [em Portugal], se hoje o turismo tem a força que tem em Portugal, temos que seguir essa linha e replicar na Bahia, evidentemente adaptando para a nossa realidade local”, argumentou.

Na cerimônia, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, afirmou que para “além do desenvolvimento nacional e o sucesso nacional que o programa está a ter”, o Revive está a conseguir “uma grande projeção internacional” e designadamente “a ser exportado o modelo internacionalizado para os países da CPLP”.

Ana Mendes Godinho referiu que estão já a ser desenvolvidos protocolos de cooperação com São Tomé e Príncipe, Angola e Cabo Verde, tendo já programada uma viagem a Cabo Verde com um grupo de empresários portugueses para conhecerem oportunidades naquele país, no âmbito do Revive.

“Isto é também um instrumento de internacionalização das empresas portuguesas”, acrescentou.

Em Portugal, Ana Mendes Godinho afirmou que existem, atualmente, vários processos concursais na iminência de conclusão, como por exemplo a Casa de Marrocos, em Idanha-a-Velha, o Castelo de Vila Nova de Cerveira, e o do Quartel do Carmo, na cidade da Horta, Açores, e amanhã, dia 22, vai ser inaugurado o primeiro hotel requalificado ao abrigo do Revive, em Elvas, precisamente pelo Grupo Vila Galé.

O primeiro projeto de recuperação de um edifício histórico na capital baiana foi o do Convento do Carmo, no qual ficou a primeira Pousada de Portugal fora do país.

O grupo Vila Galé conta na Bahia com um hotel na capital, Salvador, e um resort no litoral Norte, em Guarajuba.

  • Fonte: PressTur

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *