A companhia, antiga TAM brasileira, começou a voar para Lisboa a 3 de Setembro de 2018 e atualmente está com cinco voos por semana numa rota que CEO da transportadora, Jerome Cadier, descreveu como “promissora”.
“Esta é uma rota que se mostrou promissora desde o início, exactamente como imaginávamos, e queremos ainda mais oportunidades para crescer neste mercado”, diz uma declaração de Jerome Cadier citada pela imprensa brasileira.
A declaração diz ainda: “o voo para Portugal é nosso oitavo destino entre Brasil e Europa e buscamos aumentar a frequência de empresas nacionais para Lisboa, oferecendo cada vez mais possibilidades para o brasileiros que querem visitar a capital portuguesa”.
De acordo com a imprensa brasileira, “o voo LA8146 está programado para descolar do Aeroporto de São Paulo/Guarulhos às 17h35* às quartas e sábados e pousar em Lisboa às 6h35* dos dias seguintes, em uma viagem com 10 horas de duração”.
“O voo de volta, LA8147, está programado para descolar de Lisboa às 8h35* às quintas e domingos e pousar em São Paulo/Guarulhos às 16h15* dos mesmos dias, em uma viagem com 10 horas e 40 minutos de duração”, acrescenta a informação, que diz ainda que “a rota é operada por um Boeing 767, que acomoda 191 clientes em classe Econômica e 30 em Premium Business”.
As notícias acrescentam que 122.835 passageiros voaram entre Guarulhos e Lisboa nos primeiros cinco meses deste ano, representando um aumento em 80,74% relativamente ao período homólogo de 2018.
A mesma informação acrescenta que 80,74% desses passageiros voaram em TAP, que actualmente está com 18 voos por semana, e os restantes em LATAM Brasil.
Estes dados não incluem o voo da Azul que é entre Viracopos (Campinas) e Lisboa.
A LATAM é, de acordo com a autoridade aeronáutica do Brasil, ANAC, a empresa aérea líder em transporte internacional, com uma quota de mercado do tráfego medido em RPK (passageiros x quilómetros voados) de 68,4%.
Em número de passageiros embarcados em voos internacionais, com 2,419 milhões nos primeiros cinco meses do ano, a LATAM tem uma quota de 55,4%.
*Fonte: Presstur