Em 2019, Portugal tem o quinto passaporte mais poderoso do mundo, de acordo com o ranking da consultora internacional Henley & Partners. Isto porque os titulares de um passaporte português podem entrar sem a necessidade de um visto em 184 países, tal como acontece com os cidadãos austríacos, holandeses e suíços.
No topo da lista continuam o Japão e Singapura. O passaporte dos cidadãos destes dois estados abre as portas a 189 países, mais cinco que os titulares portugueses. Em segundo lugar está a Coreia do Sul, a Finlândia e a Alemanha, cujos passaportes dão acesso sem visto a 187 países. Itália, Dinamarca e Luxemburgo estão na terceira posição (186). Seguem-se a França, Espanha e a Suécia (185).
A Henley Passport Index avalia trimestralmente a capacidade dos passaportes em todo o mundo e tem em conta o número de países a que dão acesso sem necessidade de obtenção de um visto. Um ranking feito com base nos dados fornecidos pela Autoridade de Transporte Aéreo Internacional (IATA).
Portugal subiu uma posição em comparação com o último ranking internacional, divulgado em janeiro deste ano. Nessa altura, o passaporte português estava em sexto lugar, ao lado dos norte-americanos, ingleses, austríacos, holandeses, suecos e noruegueses.
*Fonte: Diário de Notícias (PT)