Mata de São João sai na frente de Salvador e inaugurou seu Centro de Convenções, nesta sexta-feira, 12, às 17h. O equipamento, instalado na Praia do Forte, é de extrema importância para a estratégia da Prefeitura, de fortalecer mais ainda o turismo no litoral do município, que tem 27 quilômetros de praia, quatros grandes resorts e passa agora a ser também destino de eventos.
O Centro de Convenções da Praia do Forte é um desejo antigo do trade turístico local e vem para suprir as dificuldades da sazonalidade da Praia do Forte, de Imbassaí e do Santo Antônio. As localidades têm sempre ocupações hoteleiras cheias nas altas temporadas (no verão e em julho), mas na maior parte do ano vêm suas economias prejudicadas pela falta de fluxo de turistas.
“O Centro de Convenções é uma grande conquista e um divisor de água para o turismo do nosso litoral”, explica o prefeito de Mata de São João Marcelo Oliveira, em entrevista coletiva realizada nesta manhã, em uma das salas do equipamento. Durante o encontro com jornalistas, Marcelo Oliveira destacou ainda a importância da atividade turística para a economia do município.
Ele falou sobre a importância da nova ferramenta para os pequenos e médios hotéis e pousadas, restaurantes, entre outros estabelecimentos, que não têm como organizar ou sediar eventos corporativos. “O turismo é uma atividade que não só gera emprego, mas multiplica a renda de uma série de atividades que gravitam entorno dessa indústria”
De acordo com o gestor, são cerca de 50 atividades profissionais ligadas ao turismo. “Então os investimentos no setor têm retornos sociais absurdos. Até porque, dentro dessas atividades, muitas delas requerem pouca qualificação. Por isso dão oportunidades para todos”, complemente Marcelo Oliveira.
O vereador e ex-secretário de Turismo, Alexandre Rossi, também presente à mesa, destacou justamente o caráter sustentável da atividade turística. “Essa indústria, sem chaminé, é uma das ativas do planeta e a que mais depende da preservação dos recursos naturais”, comenta.
O equipamento
Com capacidade para 560 pessoas confortavelmente acomodadas na sala principal, o Salão Garcia D’Ávila, o Centro de Convenções da Praia do Forte tem ainda a Sala Baleia Jubarte e a Sala Tartaruga de Pente, ambas com capacidade para 100 pessoas. Uma homenagem aos três principais ícones da região. O Castelo Garcia D’Ávila e os projetos Tamar e Baleia Jubarte.
A obra é uma realização da Prefeitura Municipal, com investimento de aproximadamente R$ 3 milhões. Parte dos recursos, cerca de R$ 2,5 milhões, veio do Governo Federal, através de emenda parlamentar do ex-deputado federal João Gualberto Vasconcelos. O restante partiu de recursos próprios do Município. O novo equipamento fica na área do Centro de Treinamento de Seleções, na entrada da Praia do Forte.
“A proximidade de Salvador (fica 70 quilômetros), as belezas naturais, a infraestrutura e a infinidade de atrativos, são fatores que tornará o destino bastante competitivo também no segmento de eventos”, destaca o secretário municipal de Cultura e Turismo, Ricardo Matense.
Mata de São João tem a maior concentração de resorts do Brasil, com o Tivoli Eco Resort, Iberiostar, o complexo do Costa do Sauípe e o Grand Palladium Resorts. Diferente dos pequenos hotéis e das pousadas, todos eles mantêm suas taxas ocupações altas durante todo o ano, por possuírem salões de convenções e sediarem muitos eventos.
“Este Centro de Convenções vai traze negócios, fortalecer o trade turístico e também ser utilizado pela comunidade. Com certeza vai gerar mais empregos e desenvolvimento sustentável da região”, comemora o presidente da Associação Comercial e Turística da Praia do Forte (Turisforte) Vitor Hugo.
Na vila da Praia do Forte, apenas três hotéis e o Centro de Visitação do Projeto Baleia Jubarte possuem salões de convenções e nenhum deles possuem capacidade para mais de 100 pessoas. Por isso, o setor empresarial do destino comemora a chegada do novo Centro de Convenções.
Marcelo Oliveira explica que a prefeitura fará toda a gestão do Centro de Convenções e que realiza uma parceria com a Associação Comercial e turística da Praia do Forte, a Turisforte, para captar os eventos.
A Turisforte fez uma seleção recentemente e contratou uma empresa especializada, para captar eventos para o destino. “Em princípio não temos pretensões de lucrar com este equipamento. O grande objetivo é fomentar a o turismo de eventos para essa região”, explica.
Vitor Hugo complementa que a parceria entre a Turisforte e a Prefeitura vai ser muito importante para a definição da política de eventos. “Vamos definira as formas como esses eventos podem acontecer. Porque tudo que é feito em Praia do Forte tem que ser feito com muito cuidado, com muita atenção, atentos para a sustentabilidade, integrado com a natureza, com a história, com a cultura locais”, salienta o presidente da Turisforte.
Calendário
O primeiro grande evento do Centro de Convenções da Praia do Forte acontece no dia 24 de Agosto. Será o Praia do Forte Turismo de Eventos. De acordo com o secretário Ricardo Matense, será direcionado para organizadores de eventos de todo o Brasil, agentes locais e instituições ligadas ao turismo.
“Trata-se de uma parceria com o Sebrae, através do Programa Investe Turismo Mata de São João, e terá como foco apresentar o equipamento e o potencial do nosso destino. Será uma construção entre a Prefeitura, o Sebrae e os empreendedores, o trade turístico, local”, conta o secretário de Turismo. Ele explica que haverá um seminário e um famtour com parte dos convidados.