O ano de 2019 revela perspectivas animadoras para o setor de hotelaria do Brasil. O mercado, cujos percentuais de otimismo cresceram em relação a 2018, vive momento de projeção de aumento de faturamento e indica intensificação nas pretensões de investimento.
Esse clima de confiança foi observado em pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo com 682 empreendimentos de todo o Brasil: 67,6% dos empresários ouvidos anunciaram ter intenção de fazer novos investimentos no ano, e 47,8% vislumbravam aumento no faturamento, os percentuais mais favoráveis apurados desde o início da pesquisa, em janeiro de 2018.
Hoteleiros de São Paulo (59,8%), Minas Gerais (59,3%) e Pernambuco (56,3%) são os mais confiantes em relação ao faturamento, enquanto os de Pernambuco (25%), Rio Grande do Norte (23,1%) e Minas Gerais (22%) são os que planejam investir mais em seus próprios negócios.
Além destes dois tópicos, outros quesitos que retrataram a expectativa positiva do setor na pesquisa foram a demanda por serviços ofertados (44,8%), a demanda pelo destino onde o empreendimento está localizado (43,4%), o número de turistas no destino (38,2%) e a rentabilidade do setor de turismo como um todo (36%). Fonte: Brasilturis.