Por Nelson Rocha (Texto e fotos)
De passagem por Salvador, na sexta-feira, 23, para apresentar as ações do Ministério do Turismo aos participantes do II Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo, o secretário nacional de Integração Interinstitucional da pasta, Bob Santos, afirmou ser a conectividade meta principal do MTur para o segundo semestre.
Conforme Bob Santos, o objetivo é “atrair novas empresas aéreas, no intuito de baixar o custo operacional dos bilhetes aéreos, das passagens, de modo que a gente possa fazer conectividade em diversas regiões, diversas cidades, e assim fazer com que o turista possa viajar mais, criando um ambiente de negócios melhorando, obviamente, a captação de emprego e renda”.
Jornalistas de turismo de 14 estados brasileiros passaram os últimos quatro dias experimentado da tradicional hospitalidade baiana, enquanto cumpriam agenda de palestras, discussões e visitas técnicas da programação do Encontro Internacional em sua segunda edição, que ocorreu sob o tema Na Terra ou no Ar, Muita História” focado na Economia Criativa no Turismo e na influência da Mídia de Bordo na escola do destino.
Ainda na sexta-feira, além de também tomarem conhecimento das iniciativas do Sebrae na Bahia, os jornalistas visitaram as obras do Centro de Convenções de Salvador, almoçaram no Restaurante Fasano, conheceram o Santuário de Irmã Dulce, subiram a Colina Sagrada do Senhor do Bonfim e encerraram a jornada na Ceasinha do Rio Vermelho, onde foram recebidos por comerciantes e artistas, com música ao vivo e saborosos atrativos da gastronomia local.
O domingo do grupo constou de passeio de escuna pela Baía de Todos-Os-Santos, em dia de Regata Aratu-Maragojipe, almoço no município maragojipano, seguido de visita à monumentos históricos da cidade de Cachoeira, com passagens pela Casa de Câmara, Cadeia e Conjunto do Carmo. De retorno à capital baiana por via terrestre, os jornalistas participaram de um jantar de confraternização no Hotel Quality Salvador.
“Foi um encontro maravilhoso, bem organizado. Tivemos palestras muito interessantes, ricas, apresentação de alguns lados de Salvador que a gente não conhecia, e algumas cidades do interior também, que são menos divulgadas do que outras cidades com atrativos turísticos mais tradicionais. É sempre uma novidade vir pra Bahia. Mas o principal é que um dos temas, tratados durante o Encontro, que foi o da Economia Criativa – tema da palestra feita por Domingos Leonelli, ex-secretário de secretário de Turismo da Bahia.- que se revelou na prática ao longo de toda a programação”, observou a jornalista Seulecia Fontes, de Tocantins, sobre o Encontro, que aconteceu sob o tema ” Na Terra e no Ar, muita história pra contar“.
“Missão cumprida. Tenho certeza que todos estão retornando mais ricos em conhecimentos sobre Salvador e a Bahia. Também felizes com a programação proposta para o evento e que teremos muitas matérias publicadas sobre o Encontro, divulgando o destino que tão bem os acolheu”, enfatizou Gorgônio Loureiro, presidente da Abrajet-Bahia.
O II Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo foi uma realização da Abrajet-Bahia, organizado pelo FICET – Fórum Internacional de Comunicação, Ecologia e Turismo, com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), Salvador Destination, Vinci Airport – empresa administradora do aeroporto de Salvador, Sebrae, CBTUR, ABIH-Ba, Fecomércio-Ba e BEPTUR.