Franceses querem mais brasileiros nas estações de esqui do País

Uma delegação com 15 representantes de destinos de esqui franceses desembarca no Brasil no início de setembro para uma série de ações voltadas ao trade local. “A ideia é promover a excelência dos centros de esqui na França, que combinam estrutura de alta qualidade com a culinária e com o lifestyle francês que os brasileiros adoram”, explica Caroline Putnoki, diretora da Atout France para América do Sul.

A executiva reforçou a vocação do país europeu para adeptos do esporte, ressaltou a oferta variada que atinge a todo perfil de público e sinalizou o crescimento do número de brasileiros que integram o grupo. “Já faz dois anos que as vendas voltaram a crescer consideravelmente e, neste ano, algumas estações já comemoram aumento de 25% nas reservas do Brasil”, aponta.

A cada ano, cerca de dez mil viajantes partem do País motivados exclusivamente pela oferta segmentada. Segundo Caroline, a região dos Alpes Franceses oferece opções para diferentes perfis de viajantes, inclusive para esquiadores iniciantes e para aqueles que não querem deslizar pela neve, mas desejam estar em contato com o universo glamouroso que circunda as montanhas, repleto de restaurantes estrelados e opções de entretenimento. A expectativa é chegar a 12 mil brasileiros ao final da temporada 2019/2020.

Cresce o número de turistas do Brasil que buscam a excelência dos centros de esqui da França. Foto: Divulgação
Semana dedicada

Diversas ações estão programadas para acontecer em setembro, tendo a neve como protagonista. O lançamento oficial do programa de inverno nos Alpes Franceses acontece na noite de 9 de setembro, na Residência da França em São Paulo. No dia seguinte, a delegação participa da da Expo Ski, evento B2B que acontece na capital paulista. “Também estão agendadas visitas a agências especializadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre”, sinaliza Caroline.

Além de reforçar a oferta das estações que já se tornaram “queridinhas” dos brasileiros, a ideia do evento é mostrar outros centros tradicionais que ainda estão fora do radar por aqui. “Os brasileiros estão conhecendo cada vez mais o destino e, a cada ano, buscam por atividades diferentes. Esse contato com as agências é importante para mostrar que a França não tem apenas estações voltadas a competidores, atletas de nível avançado. A estação de Samoëns, por exemplo,  tem uma oferta grande voltada a famílias”, pontua.

Outra vantagem de participar dos encontros, na opinião da executiva, é conhecer a oferta completa e criar oportunidades para incluir novos produtos na prateleira, com o objetivo de rentabilizar. Isso porque, além dos representantes de hotelaria tradicional, a delegação também é composta por fornecedores que atuam com locação de residências e escolas de esqui. “Os vendedores também estão aprendendo a incluir duas ou três noites em Paris, Nice ou Cannes nos pacotes”, lembra.

A extensão da permanência para a capital e grandes centros segue o comportamento natural do turista brasileiro que viaja à França. “Lyon é outro destino que vem sendo muito procurado pela combinação de oferta cultural e gastronomia”, revela Caroline.

Esqui nos Alpes Franceses

A comitiva que vem ao Brasil em setembro é composta por representantes de: Auvergne Rhône-Alpes Tourisme, Alpe d’Huez, Les Arcs, Val Thorens, Lodge and Spa Collection, Val d’Isère, Hotel Mademoiselle VI – Val d’Isère, Les 2 Alpes, Chamonix Mont-Blanc, Les Balcons du Savoy, Megève, Meribel, Meribel Ski School, Kaila & Chaudanne e a agência imobiliária Barnes International.

As atividades de neve são um importante pilar da economia da montanha, responsáveis por 54 milhões de diárias de esquiadores por ano. O resultado coloca a França em segundo lugar entre os destinos mundiais, atrás apenas dos Estados Unidos, que detêm 56,2 milhões de diárias. A estimativa é que a atividade gere mais de 6,5 bilhões de euros anuais apenas na região Auvergne Rhône-Alpes.

Em 21 e 22 de janeiro de 2020, Chambery sedia o Grand Ski, evento mundial voltado a networking e rodadas de negócios entre compradores internacionais e operadores franceses. Dez operadores do Brasil e de outros destinos da América do Sul participam da programação. E, 22 e 23 de março, Nantes sedia o Rendez-Vous en France, principal evento de capacitação e networking do turismo francês em nível mundial, que terá uma delegação composta por 50 agentes e operadores da América do Sul.

Fonte: Brasilturis

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *