O estudo Benchkmarking, da WTTC em parceria com a American Express, traz os impactos econômicos que viagens e Turismo tiveram em 2018 em oito indústrias: agricultura, mineração, saúde, automotiva, varejo, serviços financeiros, bancos e construção. O levantamento abrange 26 países e dez regiões do mundo.
Turismo foi ainda o setor de mais rápido crescimento no mundo em 2018, expandindo 3,9%, à frente da manufatura automotiva (3,7%) e da saúde (3,3%), e a uma taxa superior a da economia global pela oitavo ano consecutivo.
De acordo com os dados, a contribuição direta do setor turístico ao PIB global atingiu US$ 2,8 trilhões em 2018. Incluindo os impactos indiretos e induzidos, o Turismo gerou US $ 8,8 trilhões em PIB globalmente (10,4%), excedendo o dos setores agrícola, bancário, automotivo e de mineração.
O setor de viagens sustentou um total de 319 milhões de empregos diretos, indiretos e induzidos em todo o mundo no ano passado – o que excede os impactos das indústrias de serviços financeiros, saúde, bancos, automotiva e de mineração. Fonte: Panrotas.