Por Marcos Martins
O Fórum Econômico Mundial acaba de lançar o Relatório de Competitividade em Viagens e Turismo (TTCR), em que classifica 140 países em seus pontos fortes relativos ao Turismo e viagens globais. O Brasil aparece apenas em 32º no ranking, cinco posições abaixo em comparação ao último estudo. No entanto, ainda é o país com maior pontuação na América do Sul, destacando-se em recursos naturais e culturais.
Os dez principais países da lista representam mais de um terço das chegadas internacionais: Espanha, França, Alemanha, Japão, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Itália, Canadá e Suíça.
O relatório alerta que fatores como viagens menos caras e redução de barreiras turísticas aumentam a demanda para níveis insustentáveis. Em 2018, a chegada de turistas internacionais ultrapassou 1,4 bilhão, superando as previsões em dois anos.
“Com as barreiras e os custos de viagem em declínio, muitos países aumentaram significativamente sua posição competitiva no Turismo global”, comenta o chefe de Mobilidade do Fórum Econômico Mundial, Christoph Wolff. “Os países podem aproveitar essa oportunidade para gerar retornos econômicos e de desenvolvimento, mas devem abordar lacunas na infraestrutura e na proteção ambiental para garantir que esses retornos possam ser alcançados a longo prazo.” Fonte: Panrotas.
Confira abaixo o top 35:
1º – Espanha
2º – França
3º – Alemanha
4º – Japão
5º – Estados Unidos
6º – Reino Unido
7º – Austrália
8º – Itália
9º – Canadá
10º – Suíça
11º – Áustria
12º – Portugal
13º – China
14º – Hong Kong
15º – Holanda
16º – Coreia do Sul
17º – Singapura
18º – Nova Zelândia
19º – México
20º – Noruega
21º – Dinamarca
22º – Suécia
23º – Luxemburgo
24º – Bélgica
25º – Grécia
26º – Irlanda
27º – Croácia
28º – Finlândia
29º – Malásia
30º – Islândia
31º – Tailândia
32º – Brasil
33º – Emirados Árabes
34º – Índia
35º – Malta