A empresa francesa GL Events oficializou o início da gestão do novo Centro de Convenções de Salvador (CCS) nesta terça-feira (10), com a assinatura do contrato firmado com a Prefeitura. O ato ocorre três meses antes da inauguração do equipamento, que tem previsão para ser entregue no dia 21 de dezembro deste ano, com um grande evento ainda a ser anunciado. Durante o ato de assinatura da concessão, o prefeito ACM Neto revelou que o equipamento vai sediar, já em 2020, a Bienal do Livro, realizada este ano no Rio de Janeiro (RJ).
“Aproveitamos uma oportunidade que não poderia ser desperdiçada. Houve toda uma polêmica envolvendo o Rio de Janeiro e a bienal e eu, como gestor, acho que a Prefeitura de lá agiu de maneira equivocada. Enxergamos essa oportunidade de trazer a bienal, que acontecia em Salvador até 2013, e contactamos os organizadores do evento, colocando Salvador para sediar. Vai ser um dos grandes eventos do próximo ano do Centro de Convenções. E vai acontecer do jeito que é o povo baiano, sem nenhum tipo de censura ou restrição à produção literária”, declarou ACM Neto.
Investimento – Com a assinatura, a GL Events se torna a gestora do CCS pelos próximos 25 anos e também a responsável pela comercialização e atração de eventos para o local. Para gerir o Centro de Convenções de Salvador, a empresa vai investir R$ 10 milhões em outorga fixa, que serão pagas em duas parcelas, sendo uma na assinatura do contrato e a segunda depois de seis meses.
“A gente já esta começando a prospectar eventos. O prazo para assinar contratos de peso internacionais ou nacionais leva de seis a 12 meses. Após a finalização da obra, vamos começar de uma forma bem ativa e bem agressiva a captação de novos eventos tanto nacionais quanto internacionais”, contou o CEO da GL Events, Damien Timperio .
Para a empresa, a meta é devolver a Salvador a posição de terceira maior cidade em turismo de negócios do país. E porque não lutar com outros destinos como Buenos Aires, Punta del Leste? Vamos apresentar o Centro de Convenções de Salvador no IMEX America, em Las Vegas, onde haverá gente não só dos Estados Unidos como também da Europa. A ideia é posicionar Salvador como destino internacional de negócios”, disse Timperio.
Após seis anos, a empresa, que já opera equipamentos do tipo no Rio de Janeiro e São Paulo, realizará o pagamento de 5% de outorga variável sobre a receita bruta e também irá investir mais cerca de R$ 14 milhões, tanto na parte de equipamentos e mobiliário quanto na captação de eventos. A Prefeitura de Salvador já investiu R$ 126 milhões no equipamento.
“Esse é um marco importante porque comprova a viabilidade econômica do Centro de Convenções de Salvador e da cidade para sediar grandes eventos nacionais e internacionais. Trata-se de uma concessão longa, que garante não só toda a estratégia de comercialização e prospecção de grandes eventos para a cidade, mas também a manutenção do equipamento em condições adequadas por 25 anos”, afirmou o titular da Secult, Cláudio Tinoco.