A cidade Itacaré (foto), conhecida pelas belas praias, recebeu a segunda edição de um workshop sobre turismo de observação de aves. O evento reuniu diversos profissionais do segmento turístico além de autoridades e secretarias de vários municípios do estado.
Além dos profissionais de turismo, estiveram presentes também capacitados na área de observação de aves, o que promoveu uma troca de informações e conhecimento importante para o segmento.
O objetivo do workshop foi facilitar a comunicação entre as diferentes regiões da Bahia, que não estavam seguindo o mesmo padrão de atividade, para que a relação entre guias e observadores de diferentes localidades esteja cada vez mais fortalecida.
A programação do evento incluiu palestras sobre observação; minicurso sobre identificação e fotografia de aves em campo; mesa redonda sobre cuidados em trilhar e potencialidades desse tipo de turismo.
Representando a Secretaria do Turismo do Estado (Setur-Ba), o diretor de qualificação e segmentos turísticos Jorge Ávila esteve presente. Segundo ele, a Setur, que apoiou também a primeira edição do evento, em 2017, na cidade de Mucugê, enxerga na observação de aves mais uma alternativa de diversificar a atividade econômica do turismo do Estado.
“Com o sucesso da edição de Mucugê, vários municípios pleitearam a realização da edição de 2019. Itacaré, com muita competência, conquistou a possibilidade de sediar. Sabemos que houve um incremento de 30% dessa atividade em Mucugê, e em Itacaré não será diferente”, destacou.
Observação
Conhecida por birdwatching, a observação de aves é uma atividade do segmento de ecoturismo que preza pela observação dos animais em seu habitat natural, sem que haja nenhuma interferência no meio.
A atividade, em ascensão num país como o Brasil, que é casa de inúmeras espécies, é um tipo de ecoturismo excelente para o favorecimento da economia, do setor turístico e também do meio ambiente.
Foto: Elton Andrade