Primeiro dia da ABAV Expo, maior feira de negócios do setor de viagens e turismo da América Latina

 

 

A ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens) dá início hoje, 25,  à 47ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 52º Encontro Comercial Braztoa, maior feira de negócios do setor de viagens e turismo da América Latina. O evento acontece até sexta-feira,  27 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, das 12h às 20h. Toda a grandiosidade do setor poderá ser conferida na feira, que reúne a cadeia turística nacional, desempenhando o importante papel de agente transformador, gerando negócios, conhecimento e networking. Estarão presentes na ABAV Expo 2019 companhias aéreas, empresas marítimas, destinos nacionais e internacionais, operadoras, agências, DMCs, seguradoras e locadoras de veículos, entre muitos outros segmentos.

Todo o segmento turístico  estará representado na Abav Expo, que acontece em São Paulo até sexta-feira, dia 27. Foto: Divulgação.

Os números da ABAV Expo 2019 superam os de anos anteriores, em visitação, marcas expositoras e profissionais capacitados nas apresentações e treinamentos da Vila do Saber, que este ano totaliza 71 atividades simultâneas. O evento já projeta o crescimento de 10% no público presente, que no ano passado foi de 23,3 mil participantes. Na área comercial, mais de 2 mil marcas expositoras se distribuirão pelos 27 mil m² de área, também superando números de edições passadas.

Uma das grandes novidades deste ano é a abertura ao público final no último dia do evento (27), quando acontece a Black Friday de Viagens, com venda de pacotes, produtos e serviços de turismo nacionais e internacionais com descontos entre 5% e 50%. Todos os roteiros foram elaborados por operadoras associadas à Braztoa e serão comercializados diretamente por agências associadas à ABAV durante o evento. Com isso, além de estimular a compra de pacotes, a organização da feira pretende estreitar a relação entre agentes de viagens e consumidores finais, possibilitando que milhares de clientes tenham acesso a um atendimento personalizado e com todo know how que os profissionais têm a oferecer. A expectativa é atrair seis mil consumidores nesse dia.

Outro grande destaque é o Estado de São Paulo como destino anfitrião do evento. A pluralidade de atrações turísticas do Estado poderá ser conferida ao longo dos três dias da feira, em uma agenda intensa de atividades. Gastronomia com grandes ícones da cidade, atrações musicais, performances artísticas e espaços para fotos com cenários turísticos de São Paulo estão entre as ativações.

A feira terá ainda outras novidades como o Espaço Colaborativo uma área que amplia as opções de participação para os expositores, com estandes de 6 a 25m², e está estrategicamente localizado próximo ao buyersclub e às rodadas de negócios. E a Vila do Saber, espaço dedicado à capacitação de profissionais de turismo, com curadoria do ICCABAV (Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV), contará neste ano com grandes profissionais do mercado como mentores de cada uma das cinco arenas: Digital, Gestão, Mercado, Tecnologia e Transformação. Além das arenas, a Vila também oferecerá salas de treinamento localizadas no mezanino do Expo Center Norte.

A tecnologia terá grande destaque na ABAV Expo, com ativações como: Espaço Inovação, em parceria com a Travelport, em que desenvolvedores irão apresentar as tendências na área, e empresas consolidadas e startups estarão presentes com inovações desenvolvidas especialmente para o mercado de turismo; dezenas de expositores das áreas da tecnologia da informação e gestão de sistemas; e o Espaço Conectividade, área equipada com wi-fi e totens para carregar celulares, e um lounge de influenciadores, para uma grande ação digital.

O evento terá ainda: Encontro Comercial Braztoa, que reúne as maiores operadoras brasileiras na apresentação de produtos e serviços formatados para a prateleira dos agentes de viagens; e Ilha Corporativa Abracorp, com soluções para o setor de viagens corporativas e troca de experiências entre especialistas do segmento.

A Airtkt (Associação Brasileira dos Consolidadores de Passagens Aéreas e Serviços de Viagens) tem presença marcante na ABAV Expo. A entidade reúne as maiores empresas do setor no país com foco no trabalho em benefício das agências de viagem e da distribuição dos bilhetes das empresas aéreas. E a Clia Brasil, que representa a indústria de cruzeiros marítimos, também está presente no evento com as principais armadoras.

Números do setor

O setor do turismo representa 8,1% do PIB brasileiro* e em 2018 registrou 6,9 milhões de empregos no Brasil. Só em 2018, 6,5 milhões de brasileiros viajaram; destes, 5 milhões para destinos dentro do Brasil**. Nos cruzeiros, a estimativa é que a temporada 2018/2019 tenha um impacto na economia brasileira acima de R$ 2 bilhões, considerando os 15% de aumento no total de viajantes embarcados***. E as viagens de negócios no Brasil cresceram 14,7% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2018, e movimentaram R$ 5,57 bilhões****.

*Estudo do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), divulgado em março de 2019
**Dados Braztoa
*** Dados Clia
****Abracorp
Porta-voz ABAV Nacional e ABAV Expo: Magda Nassar, presidente da ABAV Nacional

Bacharel em História pela Université de Nancy, empreendedora, investidora em startups e palestrante, Magda Nassar é agente de viagens desde 1987, diretora da Trade Tours Viagens e um dos principais nomes do mercado de turismo brasileiro. Foi a primeira mulher a ocupar as presidências da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), entre 2015 e 2019, e da ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens), em gestão que assumiu em junho de 2019.

Sobre a ABAV Nacional

Reconhecida como uma das principais entidades de turismo no Brasil, com crescente força política, a ABAV Nacional está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Sua base é composta por 2,2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas do setor no país.

A entidade tem sua imagem fortalecida por meio de iniciativas do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), na promoção de cursos, palestras, estudos e convênios de cooperação, e na gestão e curadoria da Vila do Saber, o espaço dedicado à difusão do conhecimento e à capacitação profissional integrado à programação da ABAV Expo.

Globalmente está integrada à World Travel Agents Association Alliance (WTAAA) e ao Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur).
Site: www.abav.com.br

Sobre a ABAV Expo 

Realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), a ABAV Expo é uma das feiras brasileiras de maior longevidade e considerada a maior e mais importante para o setor de negócios de turismo. O evento contribui de maneira decisiva para a consolidação de acordos entre empresas dos cinco continentes e favorece toda a cadeia produtiva global do turismo, ao atrair a participação massiva de agentes de viagens e outros profissionais do setor, dos mais diversificados nichos de mercado, além de compradores convidados, nacionais e internacionais.?
Entre os expositores estão companhias aéreas brasileiras e estrangeiras; os mais expressivos operadores de turismo; empresas de cruzeiros marítimos e de segmentos especializados, como Corporativo, MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), Luxo e LGBT; os principais meios e redes de hospedagem; locadoras de veículos; equipamentos turísticos, e fornecedores de soluções de tecnologia voltadas ao setor, além de representações de destinos e órgãos oficiais de turismo.
Site: www.abavexpo.com.br

Sobre a Braztoa 

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil. Em 2018, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 13,1 bilhões e embarcaram 6,5 milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 11,2 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos). Site: www.braztoa.com.br

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *