Hotelaria baiana vai contratar 10% a mais a partir de dezembro

Resultado de imagem para hotelaria de salvadorPor Lício Ferreira

A rede hoteleira baiana vai contratar 10% a mais de empregados a partir de dezembro para receber melhor os turistas no período da alta estação. A expectativa é do presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA), Silvio Pessoa, que não acredita em números mais altos do que esses como os recém-anunciados pela pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo (MTur) nas cinco regiões brasileiras.

“O recorte regional da Sondagem Empresarial do Setor Hoteleiro no Brasil aponta que as cinco regiões estão otimistas em relação a criação de emprego para o próximo semestre. Segundo os dados, o Norte lidera entre os empreendedores que pretendem contratar mais funcionários (35,1%), seguido do Centro-Oeste (28,1%), Sul (22,2%), Sudeste (21,7%) e Nordeste (19%)”, diz o site do Ministério do Turismo.

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco esta perspectiva positiva de investimento atinge, diretamente, o ramo de hotéis e pousadas em Salvador. “Os números positivos de futuras  contratações está vinculado ao bom momento que vive o setor hoteleiro, com a recuperação, inclusive, do valor da diária média, o que mostra a curva ascendente e progressiva da ocupação dos leitos”, destaca.

O presidente da Associação Brasileira da Industria de Hoteis -Seção Bahia (ABIH-Bahia), Glicério Lemos sinaliza que, a partir de dezembro já é praxe haver contratações de novos empregados para os hotéis. “Como se faz todo ano para receber a alta estação, as contratações virão, com certeza. No momento, estamos com uma ocupação media entre 60 e 62% dos leitos. E, até o final do ano, esses indicadores devem permanecer”.

INTENÇÃO

Na pesquisa do MTur os dados de julho de 2019 revelam que houve aumento da perspectiva dos empresários das cinco regiões em comparação com a apuração feita para o segundo semestre do ano passado. A intenção de gerar mais empregos no setor hoteleiro cresceu 130,9% na região Norte, 48,6% no Centro-Oeste, 41,4% no Sul, 20,5% no Sudeste e 0,6% no Nordeste.

Em relação à intenção de investir no setor de hotelaria nos próximos seis meses, a pesquisa mostra que a região Norte e a Centro-Oeste são as mais confiantes: 79,8% dos donos de hotéis das duas regiões afirmaram que pretendem investir em seus negócios. Na região Sul, 71,2% responderam positivamente, no Nordeste 70,1% e, no Sudeste, 55,7%.

Claudio Tinoco revela que o turismo baiano vive um momento de expansão e que a inauguração do Centro de Convenções de Salvador (CCS) – prevista para dezembro – vai consolidar um novo cenário no trade turístico. Durante a conversa citou o Hotel Pestana, no bairro do Rio Vermelho, como possível de ser reaberto. “Eles estão tratando  com um novo grupo interessado e há algum avanço na transação. Existe um compromisso dos proprietários em reabrir ou dar viabilidade de um outro destino para o imóvel”.

MOMENTO

O secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult) diz, ainda, que o momento é alvissareiro devido a chegada de novas companhias aéreas para atender à grande demanda de turistas, que querem nos visitar para curtir sol e mar e, muito em breve, fazer turismo relacionado a negócios. Sobre a possibilidade de reabertura do Hotel Pestana, Sílvio Pessoa é cético. ”Acho que há muita especulação em torno do assunto. Pode até ser que eles transformem o predio em um complexo de residências ou na possibilidade da instalação de um Cassino.

Sobre o atual bom momento da hotelaria baiana, Silvio Pessoa relaciona outros fatores positivos. “A partir deste mês de outubro a economia deve se estabilizar; as passagens áreas já voltaram a sua normalidade; os vôos com custos baixos estão sendo anunciados, então, a contratação de novos empregados será mais do que necessária. Todavia, a nossa grande duvida continua sendo a aprovação da Reforma Tributária que está sendo discutida no Congresso. Hoje, pagamos 37% de impostos e temos a mais alta carga tributaria do mundo”, esclarece.

A pesquisa citada nesta reportagem faz parte da segunda etapa da Sondagem Empresarial do Setor Hoteleiro no Brasil, promovida pela Subsecretaria de Inovação de Gestão do Conhecimento do MTur, por meio de questionário eletrônico. Foram consultadas empresas de hospedagem de todos os portes, entre hotéis, pousadas, resorts e acampamentos turísticos. Ao todo, 1.173 empresários do setor hoteleiro, de todas as Unidades Federativas do Brasil, responderam às perguntas em todo o mês de julho de 2019. A pesquisa teve apoio das secretarias e órgãos estaduais de Turismo e entidades representativas do ramo hoteleiro. Fonte: Tribuna da Bahia.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *