O mercado de turismo brasileiro faturou mais este ano do que em 2018. De acordo com levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o faturamento atingiu, em julho deste ano, R$ 20,4 bilhões.
O montante representa uma alta de 9% em relação a junho e de 1,5% sobre igual mês do ano passado.
Em julho, o setor gerou 25.049 novos empregos no país em relação ao mesmo mês de 2018.
Os segmentos de restaurantes e similares e de transporte de passageiros representaram 80,5% da receita total do setor, com faturamento de R$ 10,8 bilhões e R$ 5,6 bilhões.
São Paulo é o estado que mais representa faturamento para o Brasil, isto é, onde ocorrem os maiores gastos dos turistas, com R$ 8,4 bilhões de caixa, equivalendo a 41,1% das vendas nacionais das empresas relacionadas ao turismo.
Em segundo lugar vem o Rio de Janeiro (R$ 2,1 bilhões e participação de 10,4% no total).
Com um detalhe: as empresas do Rio demitiram cerca de 4,6 mil trabalhadores do setor, indo na contramão de contratações de profissionais que trabalham com turismo.
Em seguida, estão Minas Gerais (R$ 1,6 bilhão e 8% de participação) e Paraná (R$ 1,2 bilhão ou 6% do total da região). Fonte: G1.