A partir desta sexta feira (18) até domingo (20), a cidade de Cachoeira recebe a 11ª edição da Festa da Ostra. O evento é realizado por comunidades quilombolas da Bacia e Vale do Iguape.
Localizada no Recôncavo Baiano, as comunidades quilombolas ficam a 34 quilômetros da sede (Cachoeira). “Esse importante evento gastronômico, que acontece no Kaonge, tem como objetivo valorizar e dar visibilidade à produção de ostras que as comunidades desenvolvem, enfatizando a importância dessa atividade produtiva para a comunidade local e para a Bahia”, ressalta Tâmara Azevedo, coordenadora de Turismo Cultural da Secretaria do Turismo Estado.
A Festa da Ostra, que nesta edição oferece recreação infantil para a garotada, é uma realização comunitária que acontece desde 2009, com base na economia solidária que visa a divulgar não apenas a culinária quilombola e a produção de mariscos do Kaonge, como também as atividades de apicultura, artesanato, produção de azeite de dendê, dentre outras ações realizadas pelo Centro de Educação e Cultura do Vale do Iguape.