Parques recebem isenção permanente de impostos de importação

Por Marcos Martins

Resultado de imagem para parques temáticos e aquáticos no BrasilAcaba de ser aprovada a isenção permanente de imposto de importação de equipamentos para os parques temáticos e aquáticos no Brasil. Este era considerado o principal obstáculo para o desenvolvimento do setor, que fatura mais de R$ 3 bilhões por ano no Brasil, recebe 30 milhões de visitantes, gera mais de 15 mil empregos diretos e 100 mil empregos indiretos. A expectativa é que esses números cresçam ainda mais.

Até hoje, o imposto de importação, somado ao custo do frete em função do grande porte dos equipamentos, praticamente inviabilizava um maior desenvolvimento dos parques no País. A isenção definitiva era um pleito do setor e que já durava quase três décadas. A questão vinha sendo conduzida pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) com apoio do Ministério do Turismo.

Quem também compreendeu a importância da iniciativa foi a Secretaria Executiva da Câmara de Comercio Exterior (Camex) do Ministério da Economia. Depois de ter sido aprovada por unanimidade na reunião plenária do Comitê Técnico 1 (CT1) do Mercosul, a resolução número quatro, publicada hoje no Diário Oficial da União, oficializa a conquista, dando a vigência para 10 de janeiro de 2020.

“Os empresários podem aproveitar e contribuir ainda mais para o incremento do Turismo em suas regiões por meio da atratividade dos empreendimentos em operação e da oportunidade para abertura de novos. Nossos parques já figuram como um dos principais destinos latino-americanos. Eles são âncoras econômicas nos locais onde estão instalados, induzindo o desenvolvimento e gerando empregos e renda para a população”, comenta o ministro do Turismo, Marcelo Alvaro Antônio. Ele conclui um esforço que contou com a participação ativa dos ex-ministros Marx Beltrão, Vinicius Lummertz e suas equipes. Fonte: Panrotas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *