Alemanha comemora queda do Muro de Berlim e reunificação do País em São Paulo

O 30º aniversário da queda do Muro de Berlim e a reunificação das Alemanhas foram comemorados na noite desta terça-feira (5) em São Paulo em uma iniciativa do Centro de Turismo Alemão (DZT) do Brasil.

Alemanha comemora em São Paulo 30ºaniversário da queda do Muro de Berlim e sua reunificação

Foto mostra cidadãos da Alemanha Ocidental ainda em vigília em cima do Muro de Berlim em frente ao Portão de Brandemburgo na manhã do dia seguinte à queda, em 10 de novembro de 1989 — (Crédito: Arquivo – WEB-DT)

 

A diretora do DZT no Brasil, Margareth Granthan comandou a apresentação lembrando que vários eventos comemorativos ocorreram durante todo o ano na Alemanha para comemorar este marco histórico – a queda do muro de Berlim.

O Muro de Berlim começou a ser derrubado na noite de 9 de novembro de 1989, após 28 anos de existência. Antes da sua queda, houve grandes manifestações em que, entre outras coisas, se pedia a liberdade de viajar.

“No próximo sábado (dia 9 de novembro)  acontecerá um concerto em Berlim para encerrar as atividades”, adiantou Margareth.

A executiva lembrou a variedade de projetos e iniciativas que ocorreram durante o ano e que ainda continuam – e que receberam milhares de visitantes estrangeiros nessa grande celebração.

“A queda do Muro de Berlim impulsionou o crescimento do turismo na história da Alemanha”, disse a diretora.

Estatísticas

Margareth falou das inúmeras atividades culturais que têm atraído milhares de turistas à Alemanha (Crédito: DT)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com as estatísticas do início da década de 90 para os anos atuais, ocorreu um salto quantitativo muito grande. Entre 1993 e 2018 o número de pernoites internacionais em todo o país aumentou de 34,7 milhões para 87,7 milhões.

Segundo Granthan, a Alemanha reunificada também está muito bem posicionada na competição internacional de destinos. “Como destino de viagem o país beneficia-se de uma imagem excelente: em 2006, logo após a Copa do Mundo, o GfK Roper Nation Brands Index, que reflete o valor da marca dos países, colocou a Alemanha em primeiro lugar na lista de 50 países comparados e, desde então, sempre está presente entre os Top 3”, comemorou.

Em termos de turismo, lembrou ela, o país ocupa o primeiro lugar em várias categorias: como destino cultural e de viagem para os europeus, como destino para feiras internacionais em nível mundial e em nível europeu para conferências e convenções, por exemplo.

Futuro com passado

Ao fazer referência ao grande incentivo à cultura, ao acesso ao conhecimento e à história de seu país, Margareth lembrou que na Alemanha ninguém vive o futuro sem esquecer o passado.

Fonte: Diário do Turismo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *